Topo

Carros voadores: como é aeronave elétrica que a Gol anunciou para 2025

VA-X4 chega a uma velocidade de 320 km/h - Divulgação
VA-X4 chega a uma velocidade de 320 km/h Imagem: Divulgação

Paula Gama

23/09/2021 04h00Atualizada em 23/09/2021 18h02

Quem acompanhou a notícia de que a companhia aérea Gol encomendou 250 carros voadores elétricos, ou eVTOLs - sigla em inglês para veículo de decolagem e pouso vertical elétrico -, deve ter ficado curioso sobre como exatamente é essa aeronave.

O veículo em questão, na verdade, não irá rodar em vias juntamente com outros carros, mas vai funcionar como um táxi aéreo de menor custo, com início da operação no Brasil previsto para meados de 2025.

As negociações para compor a frota de carros voadores da Gol têm as participações do Grupo Comporte e da empresa de leasing de aeronaves Avalon. O veículo em questão é o VA-X4, projetado pela Vertical Aerospace.

Carro voador que a Gol vai operar no Brasil carrega quatro pessoas mais o piloto - Divulgação - Divulgação
Carro voador que a Gol vai operar no Brasil carrega quatro pessoas mais o piloto
Imagem: Divulgação

Ele é capaz de transportar quatro passageiros e um piloto. E o powertrain, desenvolvido pela Rolls-Royce, permite que o veículo voe por distâncias de até 160 km a uma velocidade máxima de 320 km/h. Será possível, por exemplo, ir de São Paulo a Campinas em apenas 16 minutos a bordo desse eVTOL.

Aeronave será capaz de pousar em helipontos já existentes sem necessidade de adaptações - Divulgação - Divulgação
Aeronave será capaz de pousar em helipontos já existentes sem necessidade de adaptações
Imagem: Divulgação

Outro destaque é o silêncio a bordo. O VA-X4 foi projetado para ser cem vezes mais silencioso do que um helicóptero durante o voo de cruzeiro e 30 vezes durante os pousos e decolagens. São 450 kg de capacidade útil, 15 metros de envergadura e 13 metros de comprimento, sendo possível pouso e decolagem a partir de helipontos.

Aeronave tem quatro hélices dianteiras e quatro traseiras, com baterias exclusivas e propulsão elétrica - Divulgação - Divulgação
Aeronave tem quatro hélices dianteiras e quatro traseiras, com baterias exclusivas e propulsão elétrica
Imagem: Divulgação

De acordo com Stephen Fitzpatrick, CEO da Vertical, o VA-X4 vai se encaixar como uma luva como alternativa ao trânsito caótico de São Paulo, uma das maiores metrópoles da América Latina.

"O VA-X4 é ideal para uma cidade como São Paulo, com uma população de mais de 22 milhões de pessoas, incluindo a Região Metropolitana. Nossos eVTOLs transformarão a forma como viajamos em cidades de alta densidade populacional que estão congestionadas com tráfego, levando aos céus aeronaves com emissão zero", afirma.

Detalhe do cockpit, com maior parte das informações exibida ao piloto em uma grande tela colorida - Divulgação - Divulgação
Detalhe do cockpit, com maior parte das informações exibida ao piloto em uma grande tela colorida
Imagem: Divulgação

De acordo com o material divulgado pela Vertical a investidores, o custo de operação do veículo é de apenas US$ 1 (R$ 5,3) por pessoa para uma viagem de aproximadamente 40 quilômetros. Outra promessa é de que os controles de voo de última geração da Honeywell reduzam massivamente a carga de trabalho do piloto, diminuindo a necessidade de treinamento e custos operacionais.

Conjunto motriz

Sistema de navegação do carro voador promete demandar pouco trabalho do piloto - Divulgação - Divulgação
Sistema de navegação do carro voador promete demandar pouco trabalho do piloto
Imagem: Divulgação

Segundo a Vertical, o trem de força do VA-X4, desenvolvido em conjunto com a Rolls-Royce tem o objetivo de transformar o modelo em um dos eVTOL mais leves e seguros do mundo. São quatro hélices fixas na frente e quatro retráteis na traseira. Já o sistema de bateria próprio utiliza células de última geração para entregar 220 Wh/kg.