Topo

Stellantis confirma 8 novos elétricos até 2026 usando plataforma STLA

Apresentação de elétricos da Stellantis 2 - Reprodução
Apresentação de elétricos da Stellantis 2 Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/07/2021 12h37

O Grupo Stellantis exibiu um plano de eletrificação para suas 14 marcas em um evento focado no futuro de seus carros elétricos na última semana. Foram confirmados também oito novos carros tendo como base a nova arquitetura STLA Large. Os modelos deverão ser lançados em 2026.

Esta arquitetura é uma das quatro totalmente elétricas que a Stellantis usará em seus carros, ao lado de STLA Small, STLA Medium e STLA Frame. Os veículos que serão feitos plataforma Large (grande) terão um comprimento de entre 4,70 e 5,40 metros e largura de 1,90 e 2,03 metros. As baterias terão capacidade de 101 kWh a 118 kWh, oferecendo 800 km de alcance.

A Stellantis mostrou alguns modelos em 3D do que poderão ser os novos carros em uma apresentação durante o evento.

Sedã de luxo de longo alcance

stella - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um sedã de luxo, que provavelmente será da Chrysler, foi exibido. Pelo design, o carro poderia ser um concorrente do Tesla Model S, assim como de Audi A6 e-tron, BMW i5 e Mercedes-Benz EQE. Com design parecido, há também modelos mais baixos, que poderiam ser sucessores de Dodge Charger e Challenger. A Dodge lançará seu primeiro muscle car elétrico em 2024.

Jeep SUV número 1

stella2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Este é um SUV que parece um pouco menor que um Jeep Grand Cherokee, e poderia ser seu sucessor no mundo elétrico. O design de sua dianteira é suave, com alguns outros pontos também diferindo no layout, incluindo as janelas.

Jeep SUV número 2

stella3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Diretor de design da empresa, Ralf Gilles descreveu este modelo como "oportunidade em branco para um veículo off-road da Jeep muito capaz". Sua aparência é robusta, com dimensões grandes e formato mais quadrado. A plataforma STLA Large o diferencia dos modelos Wrangler e Gladiator.

Crossover esportivo

stella4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Sobre este, não há muitas informações acerca do projeto. Estilos de faróis, lanternas e para-brisa traseiro fazem muitos acreditarem que se tratará de um modelo de SUV da Dodge. Baseado na plataforma STLA Large, o veículo deverá visar o desempenho.

stella5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ainda entre os veículos mostrados temos mais dois SUVs, com um podendo ser um sucessor elétrico do Dodge Durango. A identificação é complicada, já que não se trata de um lançamento oficial dos carros. Porém, tudo tem uma linha de razão devido aos modelos virtuais usados pela marca na apresentação.

Apenas a partir dos próximos anos teremos as primeiras pistas reais de quais serão os veículos mostrados aqui.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.