Topo

Elon Musk revela que Tesla Cybertruck não terá maçanetas

Elon Musk apresenta o Cybertruck, o carro elétrico e blindado da Tesla - AFP
Elon Musk apresenta o Cybertruck, o carro elétrico e blindado da Tesla Imagem: AFP

Do UOL

Em São Paulo (SP)

30/03/2021 15h09

CEO da Tesla, Elon Musk respondeu à pergunta de um internauta no Twitter recentemente revelando que o Tesla Cybertruck não terá maçanetas. O modelo, anunciado em 2019, deveria ter sido revelado em 2020, mas acabou tendo sua apresentação definitiva adiada para este ano.

São esperadas no veículo bordas mais suavizadas para a segurança de pedestres, mas também a ausência de maçanetas agora. Na apresentação do modelo conceito, as maçanetas utilizadas foram idênticas à do Tesla Model 3. Quanto ao layout, muitos esperam que também haja diferenças entre o veículo já mostrado e o Cybertruck que será vendido.

A solução alternativa da Tesla para abrir as portas deverá ser um botão virtual no smartphone do proprietário. Ela pode não ser a mais prática para o caso de se chegar ao veículo carregando sacolas de compras, e também poderá encarecer a picape frente a suas concorrentes.

É importante lembrar que o mercado de picapes mira pessoas e empresas que utilizam o veículo para andar fora da estrada, querendo gastar o mínimo possível com manutenção. Além disso, o motor das portas utilizará energia do carro que poderia ser usada na estrada, mesmo que pouca. Por outro lado, a ausência de maçanetas também trará óbvia vantagem aerodinâmica, sempre importante na autonomia de modelos elétricos.