Topo

Carro de 2.000 cv, Lotus Evija ganha prêmio de design e sustentabilidade

Lotus Evija - Divulgação
Lotus Evija Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/02/2021 04h00

O Lotus Evija ganhou o International Design Award na categoria design de produto do ano. O hipercarro de mais de 2.000 cv de potência e 171,8 kgfm de torque foi avaliado em cinco disciplinas - arquitetura, moda, interior, produto e design gráfico - ficando assim como "o carro sustentável mais premium do mundo".

O júri da IDA disse que o Evija "abre caminho para um futuro mais sustentável, ao mesmo tempo que incorpora uma estética aerodinâmica excepcional".

lotus - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O modelo já deveria ter saído do papel, entretanto, devido à pandemia do coronavírus, teve sua produção adiada para 2021. Com quatro motores, o Evija é o primeiro carro 100% elétrico da Lotus.

Seu 0 a 100 km/h é feito em menos de três segundos, com sua velocidade final passando de 320 km/h. Seu alcance é de cerca de 400 km. Feito em fibra de carbono para reduzir peso, ele tem ao todo 1.678 kg.

"Todos na Lotus estão honrados em receber este prêmio", disse Russell Carr, diretor de design da Lotus.

"O Evija é um carro extremamente importante para a Lotus. É inspirado por nosso passado inovador e é a declaração final de intenção para nosso futuro ambicioso e empolgante."