Topo

Ford fecha parceria com Google para ter Android e serviços em seus carros

Parceria Ford/Google - Divulgação
Parceria Ford/Google Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

02/02/2021 14h04

Ford e Google divulgaram a assinatura de uma parceria de seis anos. Neste período, todos os modelos da marca norte-americana terão sistemas de computador fornecidos pela gigante de tecnologia do Vale do Silício. Assim, a partir de 2023 todos os carros da Ford terão Android e "incorporarão aplicativos e serviços do Google".

A aliança global incluirá "veículos de todos os preços", com carros da Lincoln - pertencente à Ford - também contemplados com a novidade. Testando tecnologia autônoma com seus veículos há alguns anos, agora o Google continuará estes estudos na estrutura Team Upshift.

De acordo com a Ford, este time "irá expandir os limites da transformação, aprimorar experiências personalizadas e impulsionar as oportunidades oferecidas pela coleta de dados".

"Enquanto a Ford continua com o projeto de transformação mais poderoso de sua história por meio de eletrificação, conectividade e direção autônoma, a união da empresa com o Google estabelece um potencial de inovação verdadeiramente capaz de modernizar nossos negócios e oferecer uma experiência superior para nossos clientes", disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

CEO do Google, Sundar Pichai disse: "desde a primeira linha de montagem até a mais recente tecnologia de assistência ao motorista, a Ford liderou a inovação da indústria automotiva por quase 120 anos".

"Estamos orgulhosos da parceria com a Ford para implementar o melhor da inteligência artificial (IA), análise de dados, computação e plataformas de serviços em nuvem do Google para ajudar a transformar seus serviços e desenvolver tecnologias para a indústria automotiva que mantêm as pessoas seguras e conectadas na estrada."