PUBLICIDADE
Topo

Patinete inteligente: Ford anuncia modelo semiautônomo que ajuda condutor

Spin Insight Level 2 - Divulgação
Spin Insight Level 2 Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/12/2020 14h33

A Spin, "unidade de micromobilidade" da Ford, exibiu um patinete elétrico com tecnologia semiautônoma - o Spin Insight Level 2. De acordo com a fabricante, ele irá "entender seu arredor em tempo real e ajudar o condutor a tomar decisões mais seguras".

A tecnologia foi concebida em parceria com a empresa Drover AI. O sistema utiliza uma câmera integrada, sensores e um computador para monitorar o entorno do veículo. Dessa forma, o patinete pode diminuir a velocidade se entender que está trafegando em uma calçada e não em uma ciclovia. Há também um sistema focado na prevenção de colisões frontais, como o já presente nos carros.

"Os dados do Spin Insight em combinação com a tecnologia de mapeamento no aplicativo da Spin permitem aos passageiros encontrar rotas que maximizam o uso de ciclovia", disse Derrick Ko, CEO da Spin.

"Isso pode ser usado como uma ferramenta importante pelas cidades para ajudar a cumprir as legislações locais e promover comportamentos de pilotagem seguros em ambientes urbanos densos como a cidade de Nova York."

A intenção é que os dados coletados mostrem onde existem buracos e obstruções, o que pode futuramente encorajar cidades a reformar ciclovias. No momento, a Spin busca licença para testar sua tecnologia na cidade de Nova York.