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Testamos: Toyota Corolla GR-S tem motor 2.0 do XEi, mas não é só fachada

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/12/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Sedã ganhou nova calibragem de suspensão que melhorou estabilidade
  • Motor é o mesmo 2.0 flex de até 177 cv das demais versões
  • Carro sai de fábrica com alerta de colisão e frenagem autônoma

Não é de hoje que a Toyota se esforça para que o Corolla pareça mais esportivo. No Brasil, a saga começou em 2006 com o discreto Corolla S e ganhou mais força com duas gerações do Corolla XRS. Foram medidas louváveis, mas que surtiram pouco efeito.

É por isso que o Corolla GR-S é a esperança da Toyota de atingir o sonhado objetivo.

Quando estrear por aqui no primeiro trimestre de 2021, a nova versão (que não é uma série limitada, bom frisar) não virá com uma motorização mais apimentada. Só que também não merece a pecha de esportivo "de fechada".

Mais grudado

Corolla GR-S 1 - Divulgação - Divulgação
Conjunto de suspensão ganhou novos amortecedores
Imagem: Divulgação

Fruto da cooperação das filiais de Brasil e Argentina, o modelo levou pouco mais de um ano para ser desenvolvido.

A principal diferença da versão GR-S para o restante da gama está na suspensão. Todo o conjunto foi retrabalhado e ganhou novos amortecedores, além de um novo braço estrutural ligado ao chassi e defletores aerodinâmicos no assoalho. A altura, porém, não foi alterada.

Na prática, nota-se uma melhora significativa na estabilidade do Corolla. Abusamos um pouco do sedã no Autódromo de Interlagos e ele se comportou de maneira bastante segura e previsível. A carroceria não rola tanto nas curvas, embora seja bom ressaltar que o GR-S não é um legítimo esportivo.

Mas isso também não significa que o motor 2.0 flex deixe a desejar - muito pelo contrário. Com 177 cv quando movido a etanol e 169 cv com gasolina no tanque, o Corolla é bem esperto para um sedã com proposta mais familiar.

A transmissão do tipo CVT é calibrada para uma condução mais tranquila, mas também não decepciona quando exigida. Ainda que a direção pudesse ser um pouco mais direta (como no arquirrival Honda Civic), o sedã é prazeroso de guiar.

Estilo próprio

Corolla GR-S - Divulgação - Divulgação
Na traseira, Corolla GR-S tem aerofólio discreto na tampa do porta-malas
Imagem: Divulgação

Frente ao resto da linha o GR-S traz faróis de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas e faróis de neblina dianteiros de LED. Atrás, o sedã tem aerofólio na tampa do porta-malas, lanternas de LED e emblemas que identificam a versão esportiva.

Os detalhes esportivos incluem saias laterais, teto e capas dos espelhos retrovisores pintados em preto e rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo. Para-choques também foram desenhados apenas para esta versão.

Por dentro, o Corolla GR-S prima pelo bom gosto no revestimento interno na cor preta com detalhes em couro e ultrassuede. Há costuras aparentes na cor vermelha e os encostos de cabeça dos bancos dianteiros trazem o logotipo da Toyota Gazoo Racing, presente também no volante. Próximo à alavanca do freio de estacionamento fica uma plaqueta com o número de série do modelo.

De resto, tudo é exatamente igual ao restante da gama. E por isso entenda bom espaço interno, conforto e uma excelente qualidade de construção.

Mais equipado

Corolla GR-S 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Cabine do GR-S tem detalhes em couro e costuras vermelhas
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A lista de equipamentos do Corolla GR-S é baseada na XEi, mas traz alguns importantes itens a mais.

Além de carregador de celular por indução, ele vem com rodas de liga leve exclusivas de 17 polegadas e o Toyota Safety Sense.

O pacote de assistências de condução inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária com correção de trajetória, piloto automático adaptativo e farol alto automático.

O carro ainda vem com central multimídia com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, direção elétrica, espelho retrovisor interno com antiofuscamento, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, retrovisores com regulagens elétricas, partida do motor por botão e destravamento das portas sem chave.

Apenas três cores serão oferecidas: a inédita Branco Lunar (perolizada) com teto pintado em Preto Eclipse, Vermelho Granada com teto pintado em Preto Eclipse (metálico) e Preto Eclipse em toda a carroceria.

Preços ainda não foram divulgados pela Toyota, que espera vender de 175 a 180 unidades do Corolla GR-S por mês.