Topo

iCar: Como seria um veículo futurista fabricado pela Apple? Veja projeção

Projeto do iCar da Apple criado por designer - Dejan Hristov
Projeto do iCar da Apple criado por designer Imagem: Dejan Hristov

Do UOL

Em São Paulo (SP)

10/06/2020 19h19

Muita gente acredita que o iCar, projeto de carro elétrico e autônomo pesquisado e desenvolvido pela Apple, não será mais produzido pela empresa devido ao silêncio quanto ao veículo nos últimos tempos.

Entretanto, ainda há a possibilidade de a empresa fornecer tecnologia para outras empresas, e que o próprio carro pode ainda ser lançado entre 2023 e 2025. O fato é que a Apple adquiriu a startup de veículos autônomos Drive.AI em junho de 2019, o que demonstra ainda algum interesse no mercado.

Mas como seria o carro do futuro da Apple? O designer Dejan Hristov desenvolveu um modelo.

O conceito apresenta sistemas autônomos avançados, permitindo tráfego em velocidades muito altas - algo que pode ser percebido pela aerodinâmica. Podemos ver grandes aberturas para o fluxo de ar na frente do veículo - que é feito em formato de gota d'água, o mais aerodinâmico de todos.

apple - Dejan Hristov - Dejan Hristov
Imagem: Dejan Hristov

De acordo com o designer, o carro é feito de um material transparente, leve, resistente, flexível e com bom isolamento térmico. Assim, o veículo não precisaria de pintura. Com portas asa de gaivota, seu suporte seria em fibra de carbono.

A cabine tem boa visibilidade e conforto para de quatro a cinco passageiros sentados em assentos giratórios. Qualquer um dos ocupantes da frente poderia guiar o veículo utilizando um joystick, apesar do sistema autônomo - que poderá corrigir erros graves.

O projeto certamente aguça a curiosidade do que poderá ser o projeto futurista da Apple. Vejamos o que a gigante de tecnologia fará no futuro.