Sigma V8: esportivo brasileiro com motor de Stock Car faz sucesso nos EUA
Resumo da notícia
- Hot rod nacional é exportado para os Estados Unidos
- Projeto é preparado para receber motorizações V8
- Preço do esportivo pode chegar a R$ 500 mil dependendo dos opcionais
Entrar no mercado norte-americano é uma tarefa bastante árdua para a maioria dos empresários brasileiros. Mas alguns conseguem chegar lá. Foi o que aconteceu com Ricardo e Luiz Rodrigues, donos da Sigma Sport Car.
Os irmãos comandam uma pequena fabricante de veículos artesanais que fica em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. De lá sai o Sigma V8, um carro feito inteiramente no Brasil e que também é exportado para os Estados Unidos - simplesmente o berço da cultura hot rod.
Produção (quase) 100% nacional
O esportivo é resultado de décadas de experiência de Luis e Ricardo na indústria automotiva e em competições. O primeiro protótipo surgiu em 2009 e já trazia muitas características do produto final.
Um novo protótipo surgiu no ano seguinte com a carroceria sem teto, no estilo roadster. Depois de algumas modificações e da oferta de teto rígido como opcional, o projeto foi concluído em 2013.
Antes disso, o Sigma já tinha feito muito sucesso no SEMA Show, maior evento de preparação e personalização de veículos do planeta e que acontece anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos.
"Levamos um carro para lá e os gringos ficaram em choque quando viram uma réplica de um hot rod dos anos 30 com tantos elementos modernos. É um projeto 100% feito no Brasil com materiais nobres, tem uma carroceria muito bem modelada e os freios são muito fortes", afirma Eduardo Bernasconi, fundador e diretor editorial da Fullpower, empresa especializada em eventos com foco no mercado automotivo - e a quem agradecemos por autorizar a reprodução das imagens de Luciano Falconi que estão nesta reportagem.
V8 de Stock Car
De fato o projeto do Sigma impressiona pelo nível de complexidade e não fica devendo nada para os modelos americanos. A carroceria é feita de fibra de vidro e tem linhas inspiradas no cupê Chevrolet 1934.
Motor e câmbio são adquiridos "na caixa" nos Estados Unidos, enquanto os demais componentes são fabricados no Brasil. A Sigma, inclusive, se encarrega da produção dos sistemas de suspensão independente e freios e das várias peças de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono.
O chassi é preparado para receber qualquer tipo de motorização V8 movido a gasolina aditivada, inclusive um conjunto idêntico ao que equipa os carros da Stock Car. É possível encomendar o veículo com câmbio manual ou automático.
As rodas de liga leve podem ser de 17 a 20 polegadas e freios a disco nas quatro rodas. É possível escolher cor da carroceria, chassi e interior. Já a suspensão independente do tipo "push rod" (similar a de carros de competição) foi projetada pela própria Sigma.
Como a produção é inteiramente artesanal, o tempo de produção de cada unidade pode variar de seis meses a um ano.
O preço inicial do Sigma Sport Car é de aproximadamente R$ 200 mil, mas pode chegar a até R$ 500 mil, dependendo da configuração escolhida pelo cliente.
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