Topo

Voluntários da GM aproveitam fábricas paradas para consertar respiradores

Voluntários da GM na fábrica de São José dos Campos (SP) - Roosevelt Cássio/UOL
Voluntários da GM na fábrica de São José dos Campos (SP)
Imagem: Roosevelt Cássio/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2020 11h25

Resumo da notícia

  • Funcionários da GM tiveram redução salarial, mas voluntários estão recebendo normalmente
  • VW, que também repara aparelhos, promete compensação salarial até fim do ano
  • Montadoras foram treinadas por profissionais do Senai para realizar reparos

Com as produções paralisadas por conta do coronavírus, trabalhadores da indústria automotiva estão se unindo para consertar respiradores de forma voluntária.

É o que acontece na General Motors, onde mais de 65 empregados voluntários participam das atividades nas fábricas de Gravataí (RS), Joinville (SC), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP).

Voluntários da GM 1 - Roosevelt Cássio/UOL - Roosevelt Cássio/UOL
Funcionários passaram por treinamento do Senai para realizar reparos
Imagem: Roosevelt Cássio/UOL

A GM informou que os funcionários que se dispuseram a consertar os respiradores estão recebendo normalmente, diferente do restante dos empregados que não estão recebendo integralmente seus pagamentos.

Em abril, a montadora anunciou redução salarial de 5% a 25% e suspensão temporária do contrato de trabalho com manutenção do vínculo empregatício, além de diminuição da jornada de trabalho.

A empresa mapeou mais de 3 mil respiradores quebrados por todo o país e está consertando aparelhos. Em abril, a GM afirmou que pretendia "consertar 100% dos aparelhos fazendo a logística de buscar nos hospitais, levar até uma fábrica mais próxima e consertar com a mão de obra técnica voluntária treinada pelo Senai".

"Vamos convidar mais funcionários a se juntar ao grupo conforme a demanda crescer", afirma Carlos Sakuramoto, gerente de Inovação da GM.

Voluntários da GM 2 - Divulgação - Divulgação
Montadora diz que já mapeou aparelhos que necessitam de conserto no país
Imagem: Divulgação

Na ocasião, a GM afirmou que inicialmente durariam dois meses, mas podem ser prorrogadas ou canceladas, dependendo da situação da pandemia no país.

VW também reduz salários, mas terá compensação

Voluntários da VW consertam respiradores - Divulgação - Divulgação
Primeiros aparelhos reparados pela VW foram entregues a hospital do ABC Paulista
Imagem: Divulgação

A General Motors não foi a única montadora a reduzir salários para tentar minimizar os efeitos do Covid-19. A Volkswagen anunciou a redução de 30% dos salários e da jornada de trabalho nas quatro fábricas que mantém no país.

Entretanto, o acordo (que teve a aprovação dos trabalhadores) prevê a compensação de 30% do valor do seguro-desemprego paga pelo governo e um complemento a ser pago pela Volkswagen.

A intenção é que não haja redução no valor líquido dos salários, fazendo com que os empregados recebam 100% do salário líquido, entre o auxílio do governo e a compensação da montadora.

A montadora alemã também está realizando o conserto de respiradores com funcionários voluntários na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Assim como a GM, os empregados passaram por treinamento do Senai para realizar os reparos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi relatado anteriormente, a GM afirma que os voluntários da GM que estão consertando respiradores não tiveram redução salarial, diferente do restante dos empregados da montadora. A informação já foi corrigida.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.