Topo

O que a central multimídia do VW Nivus tem a mais (e a menos) que as rivais

Central multimídia VW Play tem loja própria de aplicativos - Divulgação
Central multimídia VW Play tem loja própria de aplicativos
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Nova central multimídia tem disco rígido interno de 10 GB
  • Tela de 10,1 polegadas é a maior entre os carros feitos no país
  • VW Play foi desenvolvido inteiramente no Brasil

A Volkswagen apresentou ontem (29) os detalhes da VW Play, nova central multimídia que vai equipar o Nivus.

O SUV será lançado no fim de junho com um sistema inédito de entretenimento a bordo, que futuramente será estendido à maioria dos carros da marca. Entre as novidades, há uma interface mais fácil de navegar, menus mais completos e uma loja de aplicativos que podem ser armazenados no próprio veículo.

Diante da promessa de revolucionar as centrais multimídia na indústria brasileira, UOL Carros lista as principais características do VW Play e aproveita para compará-la com o que está disponível nos SUVs compactos, já que o Nivus ainda não possui concorrentes diretos na categoria de SUVs cupês compactos.

Tela

Tela do VW Play - Reprodução - Reprodução
Tela de 10,1 polegadas tem alta definição
Imagem: Reprodução

A tela tátil do VW Play será a maior de um veículo produzido no Brasil. Com 10,1 polegadas, ela tem o mesmo tamanho do painel digital (chamado pela marca de Active Info Display) que equipará o Nivus na versão mais completa. O sistema também é capaz de reproduzir vídeos em alta definição.

Dos outros SUVs, o Jeep Renegade pode vir com uma tela de 8,4 polegadas, pouco maior que a tela de 8 polegadas do Chevrolet Tracker. Já o Volkswagen T-Cross (que em breve deve ganhar o VW Play) sai de fábrica com uma tela de 7 polegadas.

Navegação

Menu principal do VW Play - Divulgação - Divulgação
Este é o menu principal do VW Play: navegação promete ser intuitiva
Imagem: Divulgação

Pelas demonstrações que a Volkswagen realizou ontem, parece que o VW Play tem a navegabilidade como ponto forte. Os menus são fáceis de localizar e a interface é bastante amigável, permitindo que o usuário se familiarize rapidamente com o funcionamento do sistema. Existe até um campo de busca no qual é possível digitar o que está procurando.

Hoje, as centrais multimídia de Jeep, Hyundai, Chevrolet e da própria Volkswagen facilitam a vida de quem está querendo acessar as configurações do veículo ou simplesmente mudar a estação do rádio.

Aplicativos

Um dos destaques do Nivus é uma loja própria de aplicativos, que traz alguns dos serviços mais procurados pelos usuários. A fabricante promete oferecer apps como Waze e iFood, além de parcerias especiais com outros como Deezer e uBook.

O Nivus também sairá de fábrica com uma tag de Sem Parar instalada no para-brisa e isenção de mensalidade nos três primeiros meses de uso.

Armazenamento

O VW Play sairá de fábrica com um disco rígido interno de 10 GB para baixar aplicativos e armazenar arquivos no próprio veículo. Não é possível ampliar a capacidade plugando uma memória externa, mas a fabricante diz que há memória mais do que suficiente para salvar seus aplicativos favoritos.

Conectividade

Conectividade do VW Play - Divulgação - Divulgação
Usuários de smartphones com sistema iOS não precisam de cabos para conexão
Imagem: Divulgação

Assim como praticamente todos os SUVs compactos do mercado, o VW Play suporta os sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay. Um diferencial da central do Nivus ainda oferece espelhamento de tela sem fio, mas apenas para os smartphones iOS. Quem possui celular com Android Auto vai depender do velho cabo para utilizá-lo no veículo.

Internet a bordo

Apesar dos recursos e de oferecer até uma loja própria de aplicativos, o Nivus escorrega ao não oferecer internet a bordo, algo que apenas o Chevrolet Tracker dispõe entre os SUVs compactos mediante pagamento de mensalidade.

Sendo assim, o usuário precisa procurar uma rede Wi-Fi ou rotear a conexão de seu smartphone para baixar os aplicativos, fazer atualizações de software e agendar serviços de manutenção.