Topo

O que já sabemos sobre o SUV do Corolla que será fabricado no Brasil

SUV da Toyota será lançado na Tailândia em 2021 - Reprodução/Thai Car Inside
SUV da Toyota será lançado na Tailândia em 2021
Imagem: Reprodução/Thai Car Inside

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Modelo global vai enfrentar Jeep Compass no mercado brasileiro
  • SUV médio pode ser feito na mesma fábrica do Corolla
  • Sedã também emprestaria plataforma TNGA e motorizações

A Toyota pretende entrar com tudo no segmento de SUVs nos próximos anos. Além do novo utilitário esportivo compacto que deve estrear em 2021, outro projeto deve chegar às ruas brasileiras em breve: o projeto 740 B.

Provisoriamente conhecido como "Corolla Cross", o veículo fará sua estreia mundial na Tailândia, onde já foi flagrado em testes pelo Thai Car Inside. Veja a seguir tudo que sabemos sobre o "SUV do Corolla":

Confirmado? Quase isso...

Questionado sobre planos pós-coronavírus, o diretor industrial da Toyota, Ademir Canal, afirmou que "o projeto mais importante que daremos continuidade será o lançamento de um novo veículo no ano que vem". Com base na declaração feita durante a live da "Automotive Business", UOL Carros procurou a assessoria de imprensa da Toyota, que confirmou a existência de um projeto em andamento. Entretanto, a empresa não revelou qual seria esse modelo.

Carro global

O projeto 740B foi desenvolvido para ser um modelo vendido em todas as partes do mundo. Um dos mercados mais importantes na América do Sul será justamente o Brasil.

Toyota Corolla - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Novo Corolla compartilharia fábrica com futuro modelo
Imagem: Murilo Góes/UOL

Produção em Indaiatuba?

Fontes afirmam que o futuro SUV seria fabricado na planta de Indaiatuba (SP), de onde abasteceria todo o mercado do Mercosul. Assim, o modelo dividiria a linha de montagem com o Corolla.

Base e motores de Corolla

A escolha, claro, não seria por acaso. O utilitário esportivo compartilharia a plataforma TNGA e as motorizações 2.0 flex (de até 177 cv) e 1.8 híbrida utilizadas pelo sedã

Toyota Raize - Divulgação - Divulgação
SUV vendido no Brasil será maior do que o Raize japonês
Imagem: Divulgação

Maior que o Raize

Sabia-se que o SUV poderia se basear no projeto do Raize vendido no Japão, mas poderia sofrer alterações. O flagrante feito na Tailândia comprova isso, já que o veículo aparenta ter mais do que os 3,99 metros de comprimento do Raize. Se isso realmente for verdade, a Toyota teria optado por um carro maior, que seria capaz de brigar com os SUVs compactos - que aqui estão na casa dos 4,20 metros de comprimento.

Preço mais competitivo

Embora a Toyota já tenha um bom produto no segmento de SUVs médios, o RAV4 não consegue ser competitivo em preço por ser importado do Japão.

Essa é a deficiência que o projeto 740 B pretende sanar, já que um carro mais barato produzido no Brasil conseguiria bater de frente com o líder Jeep Compass e o futuro VW Tarek, pelo menos nas versões mais caras. Ao mesmo tempo, seria possível também brigar no "andar inferior" com os SUVs compactos, como Jeep Renegade e Honda HR-V.