Topo

Jeep lança SUV de 7 lugares em 2021; picape Gladiator ainda está em estudos

Novo SUV de 7 lugares será principal novidade da Jeep em 2021 - Divulgação
Novo SUV de 7 lugares será principal novidade da Jeep em 2021
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/04/2020 07h00

Resumo da notícia

  • Projeto de SUV de sete lugares foi desenvolvido no Brasil
  • Marca deve lançar nova motorização 1.3 turbo no ano que vem
  • Picape Gladiator ainda não tem importação definida

A Jeep não dá indícios de que a pandemia do coronavírus afetou seus planos. Pelo contrário: a empresa diz que vai trabalhar para que seu cronograma não atrase mais do que seis meses.

Se isso realmente se confirmar, o ano de 2021 será agitado para a empresa, que prepara a estreia de um inédito SUV médio para sete passageiros. O projeto já havia sido confirmado em outras ocasiões pelo CEO da FCA América Latina, Antonio Filosa.

"A decisão de entrar no mercado com um carro maior e fabricado no Brasil faz parte do dinamismo do segmento de SUVs", afirma Tania Silvestri, diretora do Brand Jeep para a América Latina.

Projeto todo novo

A montadora não quis revelar detalhes do projeto, mas sabe-se que ele será bem diferente do que é vendido atualmente nas concessionárias da Jeep. Isso porque, ao contrário do que se pensava, o novo modelo não será apenas uma versão alongada do Compass.

O design será a diferença mais visível entre eles, mas até a plataforma deve ser diferente. A tendência é que a FCA aproveite a base atualmente utilizada no Compass com uma nova solução vinda de fora.

Jeep Compass - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Compass e Renegade devem ganhar nova motorização no ano que vem
Imagem: Murilo Góes/UOL

Junto com ele deve vir o novo motor 1.3 turbo de aproximadamente 180 cv, que começaria a ser produzido no Brasil no final de 2020. O coronavírus, porém, pode adiar o início da fabricação para meados do ano que vem. O conjunto também deve equipar Compass e Renegade, além da Fiat Toro.

E a Gladiator?

Jeep Gladiator - FCA - FCA
Picape derivada do Wrangler ainda não está confirmada para o Brasil
Imagem: FCA

A Gladiator, picape derivada do Wrangler, era tida como presença certa no mercado brasileiro nos próximos anos. Entretanto, a marca ainda não confirma sua importação para cá - ainda mais diante de um dólar supervalorizado.

"Estamos estudando a possibilidade de trazê-la para o mercado brasileiro", diz Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para América Latina. "O 'problema' é que ela está fazendo tanto sucesso nos Estados Unidos que antes é preciso atender a demanda de lá", concluiu.