Topo

Roubo de veículos cai 23,22% no Brasil; RJ vê disparar incidentes com motos

Trânsito na Rodovia dos Imigrantes, São Paulo - Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
Trânsito na Rodovia dos Imigrantes, São Paulo Imagem: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

Do UOL

Em São Paulo (SP)

15/04/2020 12h48

Com o período de quarentena, causado pelo agravamento do coronavírus no Brasil, os furtos e roubos de veículos acabaram caindo em 23,22% em todo o país. A estatística leva em conta todos os segmentos: veículos leves, pesados e motos. O levantamento é do Grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos.

A queda foi registrada no período de 29 de março e 12 de abril frente ao número obtido de 15 a 28 de março.

A diminuição é puxada por uma redução de 30,10% das ocorrências entre automóveis, picapes e SUVs. Por outro lado, o número de ações envolvendo motocicletas aumentou em 14,30%, enquanto que os roubos e furtos de caminhões subiram em 7,70%.

"Não é surpresa para nós o aumento de ocorrências com veículos pesados, porque este é o segmento que continua circulando pelas ruas e estradas do país", disse Vitor Correa, coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker.

Dividindo a estatística por estados, São Paulo registrou queda no total de ocorrências em 24,46%. A redução mais expressiva foi na categoria de veículos leves (automóveis, pick-ups e SUVs), com 33%. As ações com motos desceram em 16,70%, mas caminhões e carretas fecharam o período com alta de 16,70%.

Já no Rio de Janeiro, não foram registradas ocorrências com caminhões no período de acordo com o Grupo Tracker. Entretanto, o número de furtos e roubos de motos subiu em 200%. E os eventos envolvendo automóveis, pick-ups e SUVs caíram em 27,60%.

Indo contra a tendência da queda de furtos e roubos de veículos, o Rio Grande do Sul registrou alta de 57,14% no período, com Minas Gerais contabilizando aumento de mais de 100% e Pernambuco mais de 50%.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.