Topo

Picape não é exceção: Tesla já ousou com 'quarteto S3XY' e carros autônomos

Tesla Model S - Divulgação
Tesla Model S Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/11/2019 04h00

A Tesla mais uma vez "causou" no cenário automotivo mundial nesta semana lançando a primeira versão do Cybertruck. Com um design bastante peculiar, o veículo é a primeira picape da marca norte-americana de carros elétricos e, por seus atributos de potência e força, chega com intenções ao concorridíssimo mercado dos EUA.

Sua produção só iniciará em 2021, mas a Tesla já há alguns anos vem se estabelecendo no mercado com seus carros de tecnologia inovadora e preços acessíveis ao mercado consumidor dos países desenvolvidos.

A empresa começou em 2003, mas lançou seu primeiro carro no mercado em 2008, o Tesla Roadster. A premissa da companhia sempre foi desenvolver modelos elétricos. No início, esportivos. Hoje em dia, carros mais focados ao público geral, como sedãs e SUVs.

Atualmente, três modelos da marca estão no mercado: o Model S, o Model 3 e o Model X. A sigla forma a palavra "SEX" (sexo em inglês) propositalmente segundo o CEO da Tesla, Elon Musk. No ano que vem, com a chegada anunciada do crossover Model Y, o quarteto "S3XY" estará montado.

Tesla Roadster

Tesla - foto: Tesla - foto: Tesla
Imagem: foto: Tesla

O primeiro carro da montadora, lançado em 2008, foi um marco na indústria automotiva mundial. Baseado no chassi do Lotus Elise, ele tinha autonomia de 320 km em média, ia de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e podia chegar a até 201 km/h. O modelo foi premiado como grande invenção e alavancou a Tesla ao estrelato. Descontinuado em 2012, o Roadster irá retornar em nova geração em 2020.

Tesla Model S

Tesla Model S - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Primeiro sedã da Tesla, o Model S foi apresentado em 2012. O carro até hoje é o veículo com a maior autonomia média segundo testes da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), com 600 km.

Já em 2013 o modelo foi por dois meses o carro mais vendido na Noruega, se tornando o primeiro elétrico a ocupar esta posição. Até hoje o veículo passou das 250 mil unidades vendidas. O modelo ainda possui sistema semiautônomo de direção - que possibilita o condutor tirar as mãos do volante na estrada, com controle de velocidade, aproximação e permanência na faixa - e pode estacionar sozinho.

Tesla Model X

Tesla Model X - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Depois de um esportivo e um sedã, chegou a vez de a fabricante se aventurar na categoria dos SUVs em 2015. Com dois motores, o veículo apresenta tração integral e tem o alcance de até 523 km em média. Ele vendeu mais de 100 mil unidades.

O Model X ainda possui um sistema padrão de prevenção de colisões, que usa a frenagem autônoma de emergência baseada em radar e detecção de ultrassom.

Tesla Model 3

Tesla Model 3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Até hoje o sedã é o veículo mais vendido da Tesla, com 371 mil unidades sendo comercializadas até setembro de 2019. Lançado em 2017, o carro possui controle de estabilidade, tem capacidade de direção autônoma e tirou nota máxima em todos os testes de segurança. Em sua versão top, com tração integral, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega a até 261 km/h.

Tesla Semi

Tesla Semi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Caminhão da marca, com início da produção prometido para 2020, o Semi deverá ter até 805 km de autonomia e contará também com o sistema semiautônomo de direção. Atualmente em pré-venda, o CEO da Tesla, Elon Musk, chegou a dizer que 2 mil unidades já foram pedidas à fabricante.

Tesla Model Y

Tesla Model Y - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mostrado em março de 2019, o carro promete ser o primeiro crossover da Tesla. Podendo levar sete passageiros, ele deve começar a ser fabricado na metade do ano de 2020. Sua autonomia deverá ser de 451 km.

Cybertruck

Cybertruck - Tesla/Handout via REUTERS - Tesla/Handout via REUTERS
Imagem: Tesla/Handout via REUTERS

A primeira picape da montadora veio com um design para lá de esquisito, lembrando veículos de filmes futuristas dos anos 1980. Segundo a Tesla, sua aceleração é mais eficiente que a de um Porsche 911 e sua força de tração é maior que a de uma Ford F-150 - mostrada em um vídeo durante a apresentação sendo puxada pelo veículo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.