Topo

Mobilidade


Empresa lança colete airbag que antecipa quedas para ciclistas

Do UOL

Em São Paulo (SP)

15/10/2019 10h49

A empresa francesa Helite acaba de lançar no mercado o colete B'Safe. Feito de nylon, ele tem seu uso focado em ciclistas, protegendo tórax, pescoço, abdômen e as costas no caso de um acidente.

O sistema consiste em dois sensores, um no colete e outro na bicicleta. Os sensores sabem a posição do ciclista e sua velocidade, assim, no caso de um grande deslocamento ou de uma mudança brusca de velocidade, eles podem antecipar quedas e acidentes.

A detecção de um acidente leva até 60 milésimos de segundo, e até seu enchimento completo o airbag leva mais 80 milésimos de segundo.

No desenvolvimento foi levado em conta que em grande parte dos acidentes a cabeça do ciclista é jogada para trás. Assim, toda a área do tórax foi fortificada no airbag do colete, incluindo a parte da nuca. Diversos crash-tests foram realizados pela empresa em seu laboratório, em Poisy, no leste da França.

Na Europa, o colete custa 690 euros, o que equivale R$ 3.140. A empresa trazer o dispositivo ao Brasil e busca atualmente um contrato de parceria com uma rede de distribuição especializada em ciclismo, mas teme que as taxas de importação influam no preço para o consumidor final.

A empresa atualmente também desenvolve um colete similar para a prevenção de lesões em acidentes de patinete.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mobilidade