Topo

Seu Automóvel


Seu Automóvel

Adesivo de time de futebol pode invalidar seguro automotivo no Reino Unido

Ben Stansall/AFP
Imagem: Ben Stansall/AFP

Do UOL

Em São Paulo (SP)

26/09/2019 12h30

Uma investigação realizada pela revista automotiva britânica Auto Express, em conjunto com a British Insurance Brokers 'Association (BIBA) e a seguradora Ageas, mostrou que motoristas que tiverem adesivos de clubes de futebol em seus carros e não tiverem declarado isso no seguro podem não contar com a cobertura da empresa em uma eventualidade.

Originalmente, o estudo em questão procurava entender que tipos de adição ao automóvel poderiam ir além da cobertura das seguradoras. Assim, a presença de adesivos apareceu como um dos fatores que podem aumentar o valor do seguro, ao lado de aquisições que aumentem o desempenho do veículo, como adição de nitro, suspensão atualizada, spoiler e turbo.

A adição de um adesivo alusivo a time de futebol pode fazer o valor do seguro aumentar em 15,95% de acordo com a pesquisa, mais do que freios de alta performance (9,21%) e valores de desempenho do motor melhorados (7,92%). A adição de nitro e turbo podem triplicar o valor do seguro segundo o estudo.

A justificativa é que adesivos de time podem tornar o carro alvo de vândalos que torcem para times rivais. A pesquisa inclusive diz que adesivos para proteger a pintura devem ser declarados.

Ainda segundo a investigação, os motoristas são praticamente deixados no escuro no que diz respeito a modificações que podem ou não fazer em seus carros sem declarar. Em 2011, 70 seguradoras assinaram um compromisso de não aumentar o valor do seguro caso um motorista instalasse pneus de neve no inverno, no entanto algumas empresas ainda fazem questão de ser informadas para avaliar se irão cobrar taxas extras.

Isso acontece pois existem duas definições para "modificação" no mercado de seguradoras. Algumas consideram que o carro foi modificado se foi "alterado de alguma forma desde que foi fornecido pela primeira vez pelo fabricante". Do outro lado, outras empresas podem considerar que um carro foi modificado apenas se tiver extras opcionais que "melhorem seu valor, desempenho, aparência e atratividade para os ladrões".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Seu Automóvel