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Nissan Leaf fecha pré-venda reajustado a R$ 195 mil com carregador incluso

Nissan Leaf - Alessandro Reis/UOL
Nissan Leaf Imagem: Alessandro Reis/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/07/2019 15h59

Em pré-venda desde novembro do ano passado, o hatch elétrico Nissan Leaf finalmente foi lançado oficialmente hoje no Brasil - de forma simultânea com Argentina, Chile e Colômbia. O preço de R$ 178,4 mil até cobrado até o momento foi reajustado para R$ 195 mil.

No entanto, o Leaf agora vem mais completo: o valor inclui carregador de parede com a instalação padrão, capaz de recarregar completamente as baterias de seis a oito horas, cabo para recarga em tomada comum (que amplia o tempo de 20 horas a 40 horas e adaptador para plugue do tipo 2.

De acordo com Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil, 20 unidades do Leaf foram vendidas nestes pouco mais de seis meses de pré-venda e somente agora começam a ser entregues aos clientes. Esses primeiros compradores, esclarece o executivo, também vão receber o carregador de parede, a respectiva instalação, o cabo e o adaptador.

O executivo destacou que já tem 200 exemplares do Leaf já reservados para venda no país em 2019 e esse número poderá aumentar, se houver demanda. Silva complementa que o lote inicial de 70 Leaf já está no Brasil e, com isso, a Nissan tem capacidade de oferecer o carro a pronta entrega. O hatch elétrico é importado do Reino Unido, com produção da fábrica de Sunderland.

Ao todo, hoje a Nissan tem sete concessionárias prontas no país para vender e oferecer manutenção do Leaf: duas na capital paulista e as demais nas cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

A configuração destinada a nosso mercado é a mais completa, equipada com baterias de 40 kWh, que, de acordo com a fabricante, possibilita uma autonomia de 240 km no ciclo EPA, norte-americano. Além disso, conta com uma série de tecnologias de segurança e condução semiautônoma, como frenagem automática de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo que funciona em congestionamentos, alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, farol alto automático, câmera "360 graus" com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro e aviso de fadiga, para citar os principais. Também vem de série com airbags frontais, laterais e de cortina.

Apesar do preço de quase R$ 200 mil, Marco Silva aposta que o apelo ambiental, por ser um carro com zero emissão, vai conquistar potenciais clientes. Além disso, a Nissan afirma que o Leaf traz manutenção cerca de 30% mais barata na comparação com veículos convencionais a combustão e menor custo para "abastecimento". "O motor tem apenas 50 peças internas, não precisa trocar óleo nem filtros. Além disso, estimamos que, se você rodar cerca de 70 km por dia com o Leaf, vai economizar cerca de R$ 10 mil em combustível a cada 12 meses".