Rolls-Royce Cullinan chega este ano e promete ser SUV mais luxuoso do mundo
Primeiro utilitário esportivo da história da marca britânica deverá custar mais de R$ 3 milhões no Brasil; motor V12 biturbo rende 571 cv
Primeiro SUV da história da empresa britânica Rolls-Royce, submarca de alto luxo da BMW, este é o Cullinan. O nome é polêmico para a língua portuguesa, mas se falado na pronúncia inglesa ("Cã-li-nam"), isso fica menos relevante.
Com planos para ser lançado desde 2015, ele foi mostrado nesta semana e será lançado no mundo ao longo de 2018, como modelo 2019, prometendo fazer a categoria de utilitários atingir um novo patamar de sofisticação. No Brasil, a estreia rola no final do ano, mas a marca já aceita reservas.
Embora não tenham sido oficializados, os preços do Cullinan na Europa partem de 275 mil libras, algo perto de R$ 1,1 milhão sem taxas e impostos de importação, apenas na conversão direta.
No Brasil, esse valor certamente seria multiplicado por três considerando todas as taxações pela qual o carro deve passar, podendo passar de R$ 3 milhões.
A Rolls-Royce do Brasil já mostra o SUV em seu site oficial, mas ainda não revelou o preço por aqui.
Veja mais
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Como ele é
Embora seu foco seja o conforto dos ocupantes (os bancos traseiros são separados, embora exista possibilidade de comprar um inteiriço) o Cullinan tem coração de esportivo: ele é empurrado por um motor V12 biturbo de 6,75 litros, que também equipa o Phantom, com 571 cv e 86,7 kgfm de torque.
Aliado ao motor está um sistema de tração nas quatro rodas e o câmbio automático de oito marchas (da empresa alemã ZF). Esses números o fazem chegar à velocidade máxima de 250 km/h (controlada eletronicamente).
Por fora, embora o desenho não seja tão inovador, o SUV tem proporções consideráveis: 5,34 m de comprimento, 3,29 m de entre-eixos, 2,16 m de largura e 1,83 m de altura, dimensões maiores até mesmo que de uma picape média com cabine dupla.
Além disso, há mimos curiosos, como dois "assentos de caça" no porta-malas, que são bancos menores que ficam rebatidos e que podem ser usados para o lazer ou para a própria... caça (eles são montados sobre a tampa inferior do bagageiro e podem ser abertos e recolhidos eletricamente).
Por dentro, fora o painel altamente sofisticado (embora o cluster seja analógico, algo bem tradicional e ligado ao tipo de comprador desse carro), o Cullinan também vai oferecer tecnologias de condução semi-autônoma e central multimídia de última geração.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.