Novo Volvo XC60 mais barato custa R$ 235.950, preço do XC60 mais caro hoje
Nova geração ficou com a cara (e com a tecnologia) do XC90
Apresentada no último Salão de Genebra, em março, a novíssima geração do Volvo XC60 já tem preços definidos para o Brasil: parte de R$ 235.950 e já é vendido em regime de reserva (ou "pré-venda", como gostam os marqueteiros). Por ora, a futura versão mais barata terá praticamente o preço da atual versão mais cara.
Como UOL Carros já havia publicado, concessionárias têm cobrado R$ 20 mil de adiantamento de clientes interessados desde o começo de abril, quando os valores não estavam fechados. Agora, é possível assinar o cheque correspondente a cada versão:
- Volvo XC60 Momentum: R$ 235.950
- Volvo XC60 Inscription: R$ 256.950
- Volvo XC60 R-Design: R$ 266.950
Neste primeiro momento, todas as versões serão equipadas com o mesmo trem-de-força, chamado pela Volvo de T5 Drive-E: é um 2 litros, de quatro cilindros, com turbocompressor, injeção direta de gasolina e que gera 257,54 cavalos de potência, com 35,5 kgfm de torque (1.500 a 4.800 giros) máximos. Câmbio é sempre automático de oito marchas.
Com isso, o novo XC60 passa a atuar como um mini-XC90: é o mesmo trem-de-força, tecnologia semelhante, nível de acabamento parelho e o mesmíssimo visual. A diferença, claro, é o porte.
UOL Carros está no lançamento global do novo SUV, em Barcelona (Espanha) e trará suas impressões sobre o novo modelo em breve.
Mais tecnológico, mais caro
Infelizmente, essa nova geração do XC60 também ficou bem mais cara que a atual. O modelo 2017 era encontrado com preços entre R$ 180 mil e R$ 242 mil, inclusive com versões a diesel. Talvez volte a haver algum equilíbrio com a chegada, em um ano ou dois, das configurações como motor a diesel.
A Volvo justifica o novo patamar de preço afirmando que o SUV médio de luxo "foi totalmente reformulado e investe fortemente no design refinado e na dirigibilidade superior como diferenciais do segmento", contando com "tecnologias de última geração, que colocam o SUV da Volvo entre os veículos mais modernos que a indústria automotiva já produziu".
Feito sobre a plataforma modular SPA (a mesma de XC90, do sedã S90 e da perua V90), o novo XC60 terá tração integral AWD, seleção de modos de condução (Eco, Confort, Dynamic, Off-Road e Individual), opão de faróis Full-LED com nivelamento automático e auto-direcional, interior com madeira, metais e design escandinavo, sistema multimídia intuitivo e integrado a smartphones via plicativos CarPlay e Android Auto e, claro, sistemas semi-autônomos de direção.
Mesmo no Brasil, o novo XC60 já promete chegar com o novo City Safety, que inclui assistente de direção que pode mexer no volante automaticamente para evitar colisões, alerta de colisão frontal e frenagem automática e até sistema de monitoramento de pedestres, com funciona entre as velocidades de 50 e 100 km/h, mesmo durante a noite. Há ainda alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, bancos e painéis com sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, tudo de série.
Nas versões mais caras, haverá ainda sensor de monitoramento da pista contrária (ajuda a evitar colisões com veículos vindos da pista contrária, mas também a evitar que seu carro invada a outra pista), entre 60 e 140 km/h, sensor de veículo no ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo a até 130 km/h.
Por fim, há ainda a possibilidade de contratação da proteção "On Call", de assistência 24 horas para casos de emergência ou localização após roubo ou furto, mas que também monitora nível de combustível, tranca e abre as portas, bem como aciona climatização, a distância.
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