Musa do Captur, Marina Ruy Barbosa "passou a entender de carro" com Renault
Marca é toda sorrisos com a embaixadora: "Deu match"
A escolha da atriz Marina Ruy Barbosa como embaixadora do Renault Captur, feita para promover SUV recém-lançado (leia aqui nossa avaliação), faz a fabricante sorrir de orelha a orelha. A marca se vale da boa imagem e da popularidade da atriz para atrair olhares e clientes. Para Marina, a parceria serve para entender mais sobre carros.
Segundo a Renault, a relação "deu match".
Estudo da marca diz que depois da veiculação de um anúncio de TV com a ruiva ao lado do Captur, no horário nobre dominical, os cadastros em seu site subiram 10 vezes, dobro do engajamento de uma propaganda normal, apenas com carros.
No Youtube, o filme em que ela aparece teve um acréscimo de 150% na interação ("curtidas") em relação a outras peças publicadas. Esse mesmo vídeo ficou à frente de outros "masteheads" da Renault (quando o anúncio fica no topo da página do Youtube por 24 horas) nos quesitos "likes", "deslikes" e "visualizações": alta de 13%.
"A gente fala que a Renault 'deu match' com a Marina. Ela é muito trabalhadora, está em reuniões, demonstra interesse por tudo, esteve no Captur Experience de São Paulo por cinco vezes, entrevistou celebridades... é uma profissional engajada e que nos gerou mídia espontânea", afirma o gerente de marketing da fabricante, Claudio Rawicz.
- A atriz tem 17,8 milhões de seguidores no Instagram;
- Cada foto rende de 100 mil a 450 mil likes;
- A publicação mais curtida de Marina com a Renault é de 14 de fevereiro. Sentada no banco do Captur vermelho, colecionou 248 mil likes e 1 mil comentários;
- No perfil da Renault do Brasil, é de Marina a foto mais curtida: 2.332 likes;
- O Renault Captur acumula 1.149 emplacamentos de janeiro e março. É só o 12º no segmento.
Noiva do piloto Xandinho Negrão, da Stock Car, Marina Ruy Barbosa já havia feito ações para a Chevrolet em 2012, no lançamento do Spin. É a primeira vez, no entanto, que se dedica tanto a um projeto, a ponto de confessar que, finalmente, passou a entender carros.
"Estou adorando porque é um trabalho que me leva por caminhos novos para mim. A minha relação com os carros mudou, passei a entender mais sobre o assunto e, quando entro em um carro hoje, presto a atenção em tudo. Eu precisava dominar mais esse mundo automotivo, então, aprendi tudo com eles [Renault]", conta a atriz, que considera a relação da fabricante com os clientes "irretocável".
Estas ações com o Captur não ficam restritas a aparições estáticas: Marina Ruy Barbosa vai receber um Captur na cor marfim com o teto preto da fabricante. Blindado. A entrega está prevista para agora, no início de abril. Além disso, o contrato da atriz com a Renault tem validade de um ano, mas pode ser validado.
"Sucesso incrível"
A história da atriz com a Renault começou em setembro do ano passado. Rawicz estava em Paris, na França, para o Salão do Automóvel, quando abriu o Instagram e viu que Marina também estava na cidade para um evento de moda. Impressionado com os números de sua rede social, resolveu chamá-la para conhecer o estande da Renault.
"Vi várias fotos dela com outras marcas e percebi que a repercussão era absurda. Além disso, tinha exatamente as características que a Renault quer transmitir. Ela aceitou ir ao salão e fez um post ao lado do conceito Trezor. Foi um sucesso incrível", relembra o executivo.
O tal post, publicado em 5 de outubro de 2016, rendeu mais de 147 mil likes e 760 comentários. Atualmente, ela acumula 17,8 milhões de seguidores contra 82,6 mil da Renault Brasil. O valor do cachê, porém, fica tão escondido quanto um segredo automotivo.
Girl Power
A escolha de mulheres à frente de lançamentos de automóveis ainda é algo pouco usual. Em fevereiro, a Nissan escalou a atriz Margot Robbie para ser embaixadora dos carros elétricos da marca, enquanto a Porsche elegeu a tenista Maria Sharapova como sua representante -- a tenista chegou a ter o contrato suspenso por alguns meses após escândalo de dopping.
No Brasil, a própria Renault já havia chamado a atriz Giovanna Antonelli para ser garota-propaganda das publicidades de varejo e até a apresentadora Xuxa fez aparições. Nada, porém, com o mesmo porte da participação de Marina.
"Acho que já passou da hora de pararmos com essa associação impregnada de preconceito que coloca a mulher numa posição de fragilidade e incapacidade quando o assunto é direção. O convite para ser a embaixadora é uma maneira de deixar para trás esse olhar ultrapassado para a mulher. Fico muito feliz em ser parte disso", defende Marina.
Quando se fala em publicidade, a atriz da TV Globo é o nome mais forte no Brasil. A ruiva foi a celebridade com maior número de aparições em propagandas de televisão aberta em 2016, desbancando a modelo Gisele Bündchen, líder nos últimos dois anos. Foram 5.956 inserções comerciais, segundo o ranking do Controle da Concorrência, que monitora o mercado publicitário nacional.
No caso da função "embaixador" de uma marca automotiva, além de aparecer em publicidades, é preciso promover o automóvel e a marca em salões do automóvel mundo afora, participar de eventos com imprensa, concessionários e clientes. Simpatia, disposição e sorriso largo também são requisitos necessários para não passar má impressão: é preciso estar disposto a fazer selfies e vídeos com tietes que apareçam pelo caminho.
"A única regra é ter certa coerência entre o que a marca está falando e a atitude do famoso. Temos vários casos de uso de personalidade com produtos que não a representava. A Marina é talentosa, simpática e bonita, me parece claro que a Renault, nesta campanha, está tentando passar uma linguagem até mais feminina", analisa o líder acadêmico de marketing da Escola Superior de Propaganda de Marketing, Marcelo Pontes.
"Ela entrega carisma, reconhecimento e elegância ao carro. É o que queremos passar", alinha o gerente de marketing da Renault.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.