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VW Tiguan ainda roda bem, só que convenhamos: ele envelheceu; assista

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2017 08h00

Na loja, só tem versão 1.4 (4x2) e todos esperamos nova geração

Ele ainda é bem falado em rodas de amigos e muita gente tem boa história com o motor 2.0 turbo e o câmbio DSG: bom de curva, potente, tração integral que parecia colar o carro no chão em curvas, excelente acabamento, um "legítimo alemão" no pensamento popular... tudo coisa do passado.

Quando o assunto é um SUV com itens atuais, com motores menores e mais eficientes, com preço equilibrado, não tem jeito: a idade pesa para o Tiguan, que já tem quase oito anos de estrada. Não é, nem de longe um modelo ruim, nem de longe deixa de ser confortável, mas há perdas.

No site da marca, encontramos só o 1.4 TSI (turbo, 150 cavalos), que é só 4x2 e nem flex é. Ainda assim, não é barato: por ser importado da Europa, chega a R$ 128 mil, o que não condiz com o benefício entregue. O que deveríamos ter por este valor? O que o "primo" Audi Q3 tem: motor turboflex, acabamento realmente premium, belos faróis de LED, controles mais avançados de carroceria.

E nada do visual de Gol, seja no conjunto óptico, seja no painel de instrumentos -- de novo, não é desmérito, mas também não casa com um modelo de R$ 130 mil.

Com tudo considerado, na ponta do lápis, fica claro que a Volkswagen só está fazendo hora até a chegada da nova geração do Tiguan, que virá do México até o final deste ano para ser, novamente, assunto em todas as rodas de bate-papo automotivo.