Topo

Criador de Golf e Uno, Giugiaro deixa estúdio que leva seu nome

Giorgetto Giugiaro, designer automotivo - Divulgação - Divulgação
Giugiaro deixa estúdio Italdesign: "Vou dedicar mais tempo a interesses pessoais"
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/07/2015 19h22

O designer italiano Giorgetto Giugiaro, um dos principais nomes da criação automotiva, anunciou nesta quinta-feira (2) ter saído do estúdio de estilo e engenharia que criou em 1968 e que leva seu nome. Tanto Giugiaro, de 76 anos, quanto seu filho Fabrizio, 50, deixam o Italdesign Giugiaro, que pertence ao Grupo Audi desde 2010.

Pai e filho haviam vendido 90,1% das ações do Italdesign ao Grupo Audi, permanecendo com 9,9%. No último dia 28, porém, o restante das ações passou ao controle dos alemães. Giugiaro também renunciou ao cargo de presidente honorário do estúdio. "Vou dedicar mais tempo a outros projetos e interesses pessoais", informa o comunicado de Giugiaro, que afirma ainda não querer influenciar futuros desenvolvimentos da Italdesign, que segue "amadurecida"  por caminho próprio. 

Controlador total da Italdesign, o Grupo Audi reúne, além da marca de luxo alemã, as empresas Lamborghini (marca italiana de esportivos), Ducati (de motos esportivas) e o próprio estúdio Italdesign. O conglomerado faz parte do esforço da Volkswagen (controladora da Audi) de ampliar sua participação no segmento de luxo e, por consequência, abrir o caminho para ser a maior empresa automotiva do planeta até 2018.     

Desde 2010, o estúdio Italdesign cresceu em tamanho -- mais de 250 pessoas foram empregadas desde então -- mas pode-se dizer que não há um modelo de sucesso criado no período. Em sua história pessoal, Giugiaro é reconhecido globalmente como um dos principais criadores automotivos, sendo responsável pelo design de mais de 100 modelos, incluindo ícones como o primeiro Volkswagen Golf, Passat; Fiat Uno, Panda, Palio e Punto; Audi 80; Alfa Romeo Alfetta GT, Brera e 159; Lotus Esprit; o mais recente modelo a ter alguma projeção comercial é o sedã Maserati Ghibli.

Em 2001, Giorgetto Giugiaro se tornou um dos 13 homenageados do Hall da Fama Automotivo Europeu, de Genebra (Suíça).