Topo

Alibaba coloca assistente digital inteligente em carros de luxo na China

Audi S5 na China - Johannes Eisele/ AFP
Audi S5 na China
Imagem: Johannes Eisele/ AFP

Lulu Yilun Chen

Em Pequim (China)

24/04/2018 04h00

Comandos de voz em chinês verificam vidros, portas e estado do carro em modelos da Audi, Mercedes e Volvo

A Alibaba está colocando seu assistente digital nos modelos Mercedes-Benz, Audi e Volvo vendidos na China. A gigante de comércio recruta um grupo de fabricantes de veículos internacionais para a iniciativa de popularizar a tecnologia criada há um ano para tudo, desde compras até segurança residencial.

A Daimler, a Volkswagen e a Volvo, esta última pertencente à chinesa Geely, se unem ao grupo de cerca de 100 marcas parceiras da Alibaba, que vendeu até o momento mais de 2 milhões de alto-falantes com "Tmall Genie", assistente digital feito à semelhança da "Alexa", da Amazon, que oferece serviços controlados por voz, desde streaming de música até noticiários e agendamentos.

Os alto-falantes digitais e dispositivos com assistentes virtuais se transformaram em um dos produtos de consumo mais procurados dos últimos anos. A Apple estreou neste ano o "HomePod" controlado pela Siri, o Google lançou o alto-falante "Home" e a Amazon vem produzindo dispositivos equipados com a "Alexa" há anos. O aparelho da Alibaba -- que funciona com o sistema AliGenie -- pode futuramente simplificar o processo de compra para os mais de 450 milhões de usuários da plataforma.

Assistente de manutenção

Mercedes, Audi e Volvo estão entre as marcas de carros de luxo mais populares da China, o maior mercado automotivo do mundo. A Alibaba conectará os motoristas com o "Tmall Genie" ou com seus alto-falantes inteligentes dentro de casa para que eles possam, por exemplo, verificar se as portas e janelas estão fechadas e trancadas e se as peças do veículo, como a bateria, estão em boas condições.

Os motoristas também poderão executar tarefas simples dentro do carro, como ligar o ar-condicionado ou planejar uma rota. A Alibaba está trabalhando agora para integrar a plataforma AliGenie mais profundamente ao software operacional dos veículos para oferecer os recursos de comando de voz, navegação e entretenimento.

"A identificação de como atender os usuários de carros com os conjuntos de habilidades do 'Tmall Genie' é uma das nossas maiores prioridades", disse Lijuan Chen, chefe do Alibaba AI Labs, em comunicado enviado por e-mail.