Topo

Roubos e furtos de picapes disparam em SP; veja as preferidas dos ladrões

Toyota Hilux é a picape mais roubada ou furtada do Estado, de acordo com dados disponibilizados pela SSP-SP - Reprodução
Toyota Hilux é a picape mais roubada ou furtada do Estado, de acordo com dados disponibilizados pela SSP-SP Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/06/2022 04h00

Nos primeiros quatro meses de 2022, as picapes tiveram uma disparada na quantidade de roubos ou furtos no Estado de São Paulo.

De janeiro a abril deste ano, foram registradas 2.078 ocorrências envolvendo esse tipo de veículo, contra 1.702 no mesmo período de 2021 - quando as restrições à circulação de pessoas em decorrência da pandemia eram muito maiores do que atualmente. O aumento no volume de casos foi de 22%.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

As informações são da Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em dados disponibilizados no site da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. A pedido de UOL Carros, a companhia listou as dez picapes mais furtadas ou roubadas no primeiro quadrimestre, que é o período mais recente informado pelo órgão estadual.

Conforme o levantamento, a maior parte dos casos (1.210 ou 58,2% do total) aconteceu no interior do Estado, onde o modelo de porte médio Toyota Hilux foi o preferido dos ladrões, somando 504 unidades furtadas ou roubadas - quando o bem é subtraído mediante violência ou ameaça.

Na capital e na Região Metropolitana, houve 868 ocorrências do tipo (41,8%) e predominância de picapes compactas entre os modelos mais levados pelos bandidos. VW Saveiro lidera o ranking nessa parte do Estado, com 208 roubos ou furtos, seguida por Fiat Strada (173) e Toro (84) - ambas posicionadas logo à frente da Chevrolet Montana (83).

Independentemente do porte e da região do Estado, as picapes com cinco a dez anos de fabricação são as mais visadas e representam 36,7% do total de roubos ou furtos no período.

Em seguida, vêm os modelos com idade superior a dez anos (28,7%).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

As 10 picapes mais roubadas ou furtadas em 2022

  • Divulgação

    Toyota Hilux

    554 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Volkswagen Saveiro

    381 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Fiat Strada

    279 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Chevrolet Montana

    160 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Chevrolet S10

    141 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Fiat Toro

    133 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Mitsubishi L200

    97 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen Amarok

    75 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Ford Ranger

    63 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

  • Divulgação

    Nissan Frontier

    38 unidades roubadas ou furtadas Leia mais

Fonte: Ituran, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo; dados referentes ao período de janeiro a abril de 2022