Até marcas de luxo se renderam aos SUVs compactos; veja cinco exemplos
Quando se fala em "carro de luxo" muita gente ainda imagina um sedã executivo com mais de cinco metros de comprimento e entre-eixos esticado a ponto de transformar os bancos dos passageiros em poltronas de primeira classe de avião.
Não é mais assim. Nos últimos anos diversas fabricantes desse nicho têm tido que dar o braço a torcer e seguir as tendências de mercado a fim de prospectar novos clientes e, assim, manter as contas no azul. Nem que para isso seja preciso contrariar velhas tradições.
A grande onda da vez são os SUVs compactos, que na verdade estão mais para pequenos crossovers com leve toque acupezado e não mais que 2,70 metros de entre-eixos. A intenção é passar a mesma sensação de estilo e exclusividade de outrora, mas agora combinando pegada mais urbana e ágil, carroceria bojuda ponto H levemente elevado.
UOL Carros lista cinco exemplos de "suvinhos de luxo" que já chegaram ou vêm por aí para roubar o espaço antes ocupado por pequenos hatches, sedãs e até cupês de luxo. Confira:
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Suvinhos de luxo
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Jaguar E-Pace
Não bastasse o médio F-Pace, a Jaguar mostrou que está determinada a mergulhar de vez no universo dos SUVs com o pequenino e invocado E-Pace. O modelo promete trazer a mesma experiência de sofisticação e esportividade de outros carros da marca inglesa, só que em dimensões menores e também com a versatilidade de um modelo capaz de encarar até mesmo, vejam só, off-road de nível intermediário. Chega ao Brasil em abril, entre R$ 195.400 e R$ 278.080, com motores 2.0 turbo de 249 ou 300 cv. Leia mais
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Volvo XC40
Seu grande trunfo não está no desempenho ou na capacidade fora do asfalto, mas sim no fato de herdar dos primos maiores XC60 e 90 as mesmas tecnologias de condução semiautônoma. Isso o torna mais apto do que qualquer outro integrante desta lista de andar sem interferência do motorista em determinadas circunstâncias. Tudo isso com um visual mais "descoladinho" que o dos demais SUVs da montadora sueca. Também começará a ser visto nas ruas brasileiras em abril, cobrando de R$ 169.950 a R$ 209.950. Propulsor 2.0 turbo renderá 190 ou 252 cv. Leia mais
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BMW X2
"SUV-cupê" compacto alemão será lançado no Brasil em junho deste ano com proposta menos "família" e mais "ostentação" que a do irmão X1. Por usar a mesma base, será oferecido em versões com tração dianteira ou integral. Versões e preços definitivos ainda não foram divulgados, mas espera-se etiquetas nas faixas de R$ 230 mil a R$ 270 mil. "Baixinho", quer conquistar compradores pela dinâmica esportiva e pelo centro de gravidade quase igual ao de um hatch. Será mais um a apostar em motorização 2.0 turbocomprimida, provavelmente com diferentes calibrações. Leia mais
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Lexus UX
Ainda há poucas informações sobre o inédito crossover da marca de luxo da Toyota, que será apresentado ao mundo nos próximos dias, no Salão de Genebra. O que se pode dizer é que usará a plataforma global TNGA e terá dimensões similares às do C-HR. Fabricante também promete "rigidez excepcional" e "agilidade de um hatchback". Motor? Assim como os rivais, tem tudo para apostar no 2.0 turbo, além de configurações híbridas. UOL Carros já publicou em setembro do ano passado que este carro será lançado no Brasil no último trimestre de 2018. Leia mais
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Range Rover Evoque
O pioneiro ainda tem sua força. Mais de sete anos após ser lançado, o Range Rover Evoque continua a ditar tendências. Toda a receita seguida por seus concorrentes mais jovens -- silhueta ao mesmo tempo acupezada e musculosa, quatro portas e... propulsor 2.0 turbo -- já eram usadas por ele em 2010, ano de seu lançamento mundial. Para renovar seu fôlego, a Land Rover anunciou recentemente a troca do antigo motor de origem Ford para outro de fabricação própria, denominado Ingenium, de 240 cv. Além disso, o Evoque é o único da lista a oferecer versões a diesel e até derivação conversível. Leia mais
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