Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
ReportagemCarros

Modo valet: como sistema 'dedo duro' entrega o que fizeram com seu carro

Quem nunca ficou apreensivo na hora de entregar as chaves do carro ao manobrista e entrar em um restaurante, show ou teatro? A comodidade é um enorme facilitador, principalmente em grandes cidades, mas como toda atividade, não está livre de ser mal usada. Para tranquilizar os proprietários, alguns veículos saem de fábrica com o Modo Valet, um sistema que dedura onde o manobrista foi com o seu veículo.

A ferramenta trabalha mesmo como um "dedo duro" das atividades do valet. Disponíveis em veículos conectados à internet de marcas como Fiat, Hyundai, Volkswagen e Chevrolet, a função pode ter detalhes distintos, mas via de regra monitora o trajeto percorrido enquanto o dono está no restaurante ou fazendo compras.

O da central multimídia VW Play, por exemplo, que equipa os Volkswagen Nivus e T-Cross, registra diversos parâmetros do veículo. É possível limitar as funções do carro quando ele está com o manobrista, além de gravar dados do que aconteceu durante o período, como informações sobre a velocidade máxima atingida, a distância percorrida e quais portas foram abertas, incluindo o porta-malas.

Presente no Hyundai Creta, o modo valet do Bluelink permite ao usuário definir limites de velocidade, distância, áreas de circulação e até mesmo horários de utilização do veículo. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é disparada. Para completar, a ferramenta bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função da central multimídia.

Através do aplicativo Fiat Connect Me, presente em algumas versões de Toro, Pulse, Fastback e 500e, também é possível estabelecer perímetro de localização, velocidade e horários, e ser imediatamente notificado se algum deles for descumprido.

Tranquilidade contra golpistas

No último ano, diversas notícias sobre falsos manobristas, que furtam objetos dos carros dos clientes ou até mesmo buscam informações pessoais dentro do veículo para aplicar golpes, assustaram a população. Juliana Borges é uma das pessoas que ficaram temerosas com a onda de crimes, até que conheceu o "modo valet" do seu veículo.

"Quando fui trocar de carro, fiquei em dúvida entre dois, e o fato de um deles ser conectado, com acesso à localização via aplicativo, acabou sendo definitivo. O detalhe é que eu não conhecia o Modo Valet, até que um amigo comentou comigo. Toda vez que deixo com manobrista fico tranquila, porque o sistema monitora a velocidade máxima atingida e a distância percorrida", conta.

Dedurando até os filhos

A tecnologia que dá tranquilidade na hora de deixar o carro com manobristas também pode acalmar o coração de pais de recém-habilitados que pedem o veículo emprestado.

Continua após a publicidade

Por meio dos aplicativos como Blue Link, VW Play, Fiat Connect, My Chevrolet e Ford Pass - disponíveis para veículos conectados à internet -, em uma ferramenta semelhante ao Modo Valet, é possível saber onde está o veículo, quantos quilômetros foram percorridos na última viagem, a velocidade média e até quantas vezes o carro deu partida nas últimas horas. Um relatório completo para os pais.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes