Topo

Paula Gama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Viaturas em autódromos? Como são testados os veículos da polícia

Colunista do UOL

25/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como de costume, a semana foi de acelerações e testes no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, em Goiás. Mas diferente da tradicional adrenalina das competições, dessa vez, os modelos foram postos à prova, pela primeira vez, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para realizar testes em viaturas policiais para validação de parâmetros mínimos de qualidade que devem ser aplicados nos veículos utilizados pelas forças de segurança pública do país.

 profissionais testam a aceleração do veículo, avaliação dos pneus, frenagem, transposição de obstáculos, slalom (zigue-zague), circuito urbano, entre outros. - Ascom PRF Goiás - Ascom PRF Goiás
Profissionais testam a aceleração do veículo, avaliação dos pneus, frenagem, transposição de obstáculos, entre outros
Imagem: Ascom PRF Goiás

Chevrolet Trailblazer, Fiat Argo, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Renault Duster, Toyota Corolla e Volvo V90 - modelos que já são utilizados pelas corporações -foram testados por profissionais especializados em direção veicular da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Durante os ensaios técnicos, os profissionais testam a aceleração do veículo, avaliação dos pneus, frenagem, transposição de obstáculos, slalom (zigue-zague), circuito urbano, entre outros.

Norma técnica

Os testes fazem parte de um processo de construção de uma norma técnica. O documento vai definir os requisitos técnicos mínimos e a validação de características que deverão ser empregadas nas viaturas policiais para a garantia da segurança do profissional e para otimizar a aplicação dos recursos investidos em âmbito nacional e estadual.

Viaturas de polícia testadas em autódromo - Ascom PRF Goiás - Ascom PRF Goiás
Volvo X90 é um dos veículos avaliados
Imagem: Ascom PRF Goiás

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a iniciativa pioneira visa "aumentar a qualidade e segurança dos equipamentos utilizados pelos profissionais que atuam na linha de frente no combate à criminalidade, com otimização do serviço prestado à sociedade".

A ação segue também um dos objetivos da Lei 13.675/2018, que criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), no sentido de incentivar medidas para a modernização de equipamentos, da investigação e da perícia e para a padronização de tecnologia dos órgãos e das instituições de segurança pública.