Jorge Moraes

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BYD Dolphin x Ora 03: comparamos o que cada compacto elétrico tem de melhor

A invasão chinesa ao mercado automotivo brasileiro já é uma realidade, e a última investida são os compactos elétricos. Os mais novos concorrentes são BYD Dolphin e GWM Ora 03, que chegaram com preços atraentes e obrigando os rivais a se mexerem. Mas qual deles deve conquistar a preferência do consumidor?

A BYD, no momento, leva uma certa vantagem, pois já colocou o carro na rua, fixou o valor em R$ 150 mil, ligou o alerta dos concorrentes a combustão e acelerou a chegada do Ora 03 ao país.

O Dolphin, da maior empresa de tecnologia chinesa, nós já dirigimos. O Ora ainda não, mas já dá para fazermos uma primeira comparação entre os dois.

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Design e dimensões

Estilosos? Sim, mas o Ora é muito mais arrojado por fora. Espero que você entenda que valorizo os dois desenhos, mas gosto cada um tem o seu.

Internamente são bem atraentes, cada um com sua tela e arquitetura, distribuição de cores. Os dois provocam um nó na escolha de quem já viu e comparou as cabines. O que não curti foi a do GT: um vermelho e preto estranho, excessivo.

O novo GWM mede 4,2 metros e traz bom espaço de 2,6 metros de entre-eixos. O vão livre do solo é de 135 mm e o porta-malas com abertura elétrica vai de 228 a 858 litros. A suspensão é tipo McPherson, com barra estabilizadora e eixo de torção. As rodas de liga leve são de 18 polegadas, com discos de freio.

O Dolphin tem 4,12 metros de comprimento e entre-eixos de 2,70 metros - mesmo do Toyota Corolla, exaltam os chineses. O porta-malas leva vantagem ante o rival, com 250 litros. As rodas são de 16 polegadas, enquanto a suspensão é do tipo eixo de torção, roda semi-independente e molas helicoidais.

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Imagem: Divulgação

Desempenho

O Ora promete em sua ficha técnica três versões equipadas com o mesmo motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, que oferece 171 cv de potência e 250 Nm de torque. A velocidade máxima é de 160 km/h.

O GWM tem condução semiautônoma no nível 2+ e promete acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos. São cinco modos de condução: Normal, Eco, Automático, Esportivo e Esportivo+. No GT tem ainda a opção do Individual.

Já o modelo da BYD tem potência de 95 cv e torque de 18,3 kgfm. Na velocidade máxima alcança 150 km/h e faz o 0-100 km/h em 10,9s.

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Autonomia

O GWM traz na versão Skin bateria de 48 kWh e autonomia de 310 km. Na GT, os números sobem respectivamente para 63 kWh e 400 km. Os dados são no ciclo WLTP - não foram divulgados números do Inmetro, mas seriam 30% menores.

O Dolphin chega com bateria de 44,9 kWh e autonomia de 291 km, já considerando o ciclo brasileiro.

As recargas podem ser feitas de 10% a 80% entre 3h e 5h com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC). Igual para as partes, assim como a garantia de oito anos nas baterias.

Equipamentos

Ora e Dolphin são bem equipados. O acabamento interior é refinado e entregam câmera 360°, além de uma série de mimos para agradar a clientela.

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No BYD, a tela da central multimídia gira, enquanto no Ora o telão foi dividido em duas partes de 10,25 polegadas, cluster e entretenimento.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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