Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Por que evento em Interlagos enterra de vez tradicional Salão do Automóvel

Um enorme centro de convenções dividido em estandes suntuosos e caros com veículos parados para serem olhados e fotografados pelos aficionados. Esse formato de mostra automotiva reinou por muito tempo e nos fez sonhar muitas vezes no bienal Salão do Automóvel de São Paulo, que teve sua última edição realizada em 2018.

Mas muita coisa mudou no mundo desde então e reviver o formato "antigo" para um salão automotivo no Brasil parece impossível. Algumas tentativas foram feitas, mas nada saiu do papel, com adiamentos sucessivos, pandemia e cancelamentos inevitáveis.

Será que o brasileiro perdeu a paixão pelos carros e as montadoras desistiram de juntar a turma para mostrar as novidades? Nada disso. Prova é que São Paulo terá um grande evento, entre 20 e 23 de julho, curto e direto no foco do cliente, quase varejando, realizado no Autódromo de Interlagos e que despertou interesse de montadoras e empresas do setor automotivo. Muitas delas se negaram a participar das tentativas de realizar o "novo" Salão do Automóvel. Até mesmo em novo formato.

A 2ª edição do Festival Interlagos Carros consolida a mostra como maior evento de experiências da América Latina. No total, ainda compacto em volume de participantes mas são mais de 25 empresas do setor automotivo, entre fabricantes e fornecedores de produtos e serviços desta cadeia, reunidas no templo do automobilismo, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Um dos grandes diferenciais do evento está na experiência paga que os participantes poderão ter ao testar os carros - alguns deles inacessíveis para grande parte da população. Segundo a organização do evento, durante os quatro dias da mostra serão mais de 10 mil Test Drives previstos, num universo diversificado em áreas dedicadas, como o circuito do autódromo, pista off-road, além de experiências com UTVs - Utility Task Vehicle.

E claro que os lançamentos não poderiam ficar de fora. Grandes marcas, como Audi, Toyota, Chevrolet, BYD e GWM mostrarão novos modelos pela primeira vez durante o Festival de Interlagos.

A Chevrolet, que foi uma das primeiras a pular fora do Salão do Automóvel, vai fazer a primeira aparição pública da nova Montana RS e ainda levará unidades do Bolt EV e Camaro SS. Milagre convencer a GM participar de um evento multimarca.

A Toyota levará para pista o empolgante e recém-lançado GR Corolla com seus mais de 300 cv de potência e câmbio manual. Quem não gostaria de acelerar essa máquina em Interlagos? Ah! Essa nós não vamos perder.

Duelo de gigantes

Mas uma disputa está se armando para acontecer no Festival de Interlagos. E será entre duas gigantes Chinesas. BYD e GWM lançaram novos modelos elétricos durante o evento que vão competir arduamente pelo mesmo público nas concessionárias com Dolphin e Ora como.protagonistas além do sedã Seal. Quem será que ganha esse duelo?

Continua após a publicidade

No sábado, dia 22, o Festival Interlagos Carros ainda traz uma programação musical imperdível, com nomes de força da música brasileira, como Diogo Nogueira, e o melhor da cena eletrônica do Brasil com a dupla Jetlag para o público presente. Em paralelo, ainda nesta data, o evento promove mais de quatro horas de open churras, com cortes de carne premium - mediante a aquisição do Churras-Pass. Nova fórmula que agrega o público e permite networking.

Música, churrasco, belos carros na pista e muitas novidades do mundo automotivo: não precisa dizer mais nada para explicar a preferência do público e das montadoras pelo formato do Festival de Interlagos. Afinal, viver é melhor do que sonhar.

* Colaboração de Bruno Vasconcelos

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes