PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aumento de casos de covid faz montadoras desistirem de eventos presenciais

Renault Kwid 2022 será um dos lançamentos que ocorrerão de forma virtual - Divulgação
Renault Kwid 2022 será um dos lançamentos que ocorrerão de forma virtual Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

13/01/2022 12h56

Apresentar um carro à distância é bem mais fácil e em conta para o fabricante dizer o que deseja do produto. E você, longe do presencial, não tem a força da contra-argumentação necessária para avaliação do veículo.

Em um test-drive, por exemplo. Difícil, à distância, checar um item ou peça, dirigir e viver as primeiras impressões ao volante sem ter que receber o release e entrar no efeito manada da comunicação. A notícia mais fácil, do tipo: fabricante lança a linha 2023 do novo carro...

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Devido ao crescimento dos casos de covid-19 e H3N2 no Brasil e no mundo, além da decisão de diversos cancelamento de voos dentro e fora país e com tudo o que está acontecendo na saúde, as montadoras decidiram cancelar os lançamentos presenciais para o restante do mês, apostando nos eventos online. E com toda razão.

Novidades como o novo Renault Kwid, o primeiro a ser anunciado, será virtual no dia 20. O compacto Toyota Yaris foi apresentado nesta quarta-feira, mas os dias 17 e 18 deste mês estavam reservados para a avaliação. E o novo lançamento da Mercedes-Benz, o Classe C, programado para o dia 19. Todos os três serão feitos através de lives.

Os fabricantes montaram as agendas para avaliação dos automóveis, mas em reunião de bastidores realizada entre a terça e quarta-feira, optaram pela suspensão do presencial nesse momento.

Outros eventos previstos para o começo de fevereiro, como Ford Ranger Storm (com base na XLT, crescendo em acabamento) e Jeep Renegade turbo flex 2023 também podem ser virtuais, deixando de lado a retomada em prol da saúde dos profissionais de imprensa e outras mídias brasileiras. O momento de cautela tem o meu respeito e o zelo pela vida humana está em primeiro plano.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL