Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo Iveco Daily 2022 é mais eficiente e cresce em tecnologia

Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Colunista do UOL

17/12/2021 08h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Iveco apresentou a nova geração do seu modelo mais comercializado no Brasil, o Daily. A linha 2022 foi atualizada para entregar mais tecnologia com foco na redução das emissões, conforto, economia e melhoria na estrutura do chassi-cabine.

O painel e suas funções, bem ergonômicas, são inspirados em um automóvel de passeio. O preço não foi revelado, mas o que pensa a rede autorizada é uma calibragem de valor atual da tabela na ordem dos 8%.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O utilitário, já homologado no Euro VI, recebeu um aumento na capacidade de carga de 200 kg, quando comparado à versão anterior, chegando aos atuais 4.400 kg. Em relação ao design, a nova grande frontal é a mesma da versão europeia, a arquitetura bem moderna.

O redesenhado painel TFT apresenta novos grafismos no quadro de instrumentos e a tela colorida de LCD central, de 3,5 polegadas, conta com funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes aos sistemas que equipam os carros de passeio. Tem mais com tela multimídia oferecendo Carplay e Android auto.

Juntando características de dois segmentos diferentes, como a robustez do caminhão e o conforto de um automóvel, o Iveco se apresenta bem no drive, de direção suave e silencioso na cabine.

Os bancos estão maiores no comprimento e melhores em termos de conforto trazendo novos apoios de cabeça, com relevância para a ergonomia. O tecido de textura elegante e as novas espumas agradam na sentada do banco. Além disso, os assentos contam com inédita regulagem para o motorista que permite uma posição de direção mais confortável. Estão disponíveis ainda uma série de porta-objetos, e um compartimento com 80 litros embaixo do banco do passageiro.

Motor

O propulsor é um 3.0 FPT capaz de desenvolver até 160 cavalos de potência e 380 Nm de torque com injeção eletrônica e turbo compressor de geometria variável (VGT). A caixa de transmissão é manual e o cárter foi ampliado para 9,3 litros, 34% a mais que a versão anterior.

Mais econômico, o Daily recebe o ingresso do tanque de arla, com 17 litros, que permite uma rodagem menos poluente em relação ao Euro V e, para seu controle somente será substituído, o arla, a cada 4 mil km. Para compensar o novo custo, o motor passou a ser mais eficiente, 6% mais econômico, com o uso do diesel S10. A capacidade do tanque é de 90 litros.

Na apresentação em São Paulo, o presidente da Iveco na América Latina, Márcio Querichelli, destacou que a empresa está em um movimento contínuo para aprimorar o que já é destaque no mercado, no caso da Daily. E isso se aplica também na prestação de serviços em nossa rede de atendimento. Não mediremos esforços para seguir inovando entre os grandes players do setor".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.