PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Carro conceito da Subaru receberá motores elétricos da Yamaha

Subaru STI E-RA tem quatro motores elétricos de alto torque, um em cada roda, para tentar bater recorde em Nurburgring - Divulgação
Subaru STI E-RA tem quatro motores elétricos de alto torque, um em cada roda, para tentar bater recorde em Nurburgring
Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

14/01/2022 13h13

A Subaru revelou hoje o conceito elétrico STI E-RA, que usa motores produzidos pela Yamaha. O conceito de pista faz parte do projeto da divisão de competições da Subaru e tem como objetivo "ganhar experiência e treinamento de novas tecnologias no mundo do automobilismo nesta era neutra em carbono focado no combate ao aquecimento global".

O curioso é que o conceito STI E-RA utiliza quatro motores de alto desempenho - um em cada uma das quatro rodas - produzidos pela Yamaha, tradicional fabricante de motocicletas. Combinados os motores produzem uma potência de 1073 cv (800 quilowatts), o mesmo do conceito Mission R, revelado pela Porsche no ano passado.

A utilização de quatro motores vai permitir a Subaru manter seu "legado de controle de todas as rodas" nessa nova era de eletrificação. A marca japonesa tem tradição em carros 4WD ao longo de duas décadas competindo em campeonatos de rally com o Legacy e o Impreza.

HyperEV - Divulgação - Divulgação
Motor HyperEV, desenvolvido pela Yamaha, fornece torque e potência para cada uma das rodas do conceito da Subaru
Imagem: Divulgação

Batizado pela Yamaha de Hyper EV, o motor de "alto torque" é bastante compacto e pode ter sua potência alterada instantaneamente conforme necessário, graças a um avançado sistema de vetorização de torque focado especificamente no prazer de dirigir.

Os motores são alimentados por uma uma bateria de íons de lítio de 60 quilowatts-hora, mas sua autonomia não foi divulgada.

sti er-a - Divulgação - Divulgação
Subaru STI ER-A tem quatro motores elétricos -um em cada roda - e deverá competir no FIA E-GT
Imagem: Divulgação

A Subaru pretende desenvolver o novo conceito STI ER-A durante esse ano para competir nas pistas em 2023. A empresa também pretende levar o STI E-RA para Nürburgring, onde tentará bater o recorde e alcançar um tempo de volta de 6 min 40 s.

Motor poderá equipar motos

Apresentado no ano passado, o motor hyper-EV da Yamaha tem como grande trunfo ser compacto ter uma alta densidade de potência, segundo a empresa a mais alta do setor. A unidade é destinada ao uso em modelos de alto desempenho, como o conceito da Subaru, mas também poderá ser utilizado em outras veículos no segmento de mobilidade.

Se a atuação da Yamaha ainda está tímida no que se refere a motos e scooters elétricas, a empresa japonesa parece já estar bem avançada no desenvolvimento dos motores alimentados por baterias.

Hyperev - Divulgação - Divulgação
Motor deverá ser usado em outras aplicações, como motocicletas, segundo a Yamaha
Imagem: Divulgação

A Yamaha afirma que vai aprimorar sua tecnologia de produção nas áreas de fundição, usinagem e montagem que dão à empresa a flexibilidade de adaptar seu motor às necessidades de motocicletas e outros inúmeros produtos. O objetivo é desenvolver protótipos de motores adaptados às necessidades do mercado em um curto período de tempo. Ou seja, em breve, deveremos ter uma Yamaha elétrica de duas rodas.