PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pandemia cancela eventos e competições de moto no Brasil e no mundo

Yamaha adiou R3 Horas de Curvelo (MG), que aconteceria no próximo fim de semana; nova data ainda não foi definida - LZ Fotos/Divulgação
Yamaha adiou R3 Horas de Curvelo (MG), que aconteceria no próximo fim de semana; nova data ainda não foi definida Imagem: LZ Fotos/Divulgação
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

10/03/2021 11h37

Resumo da notícia

  • Prova de motovelocidade que aconteceria em Minas Gerais foi cancelada; rali em Portugal foi adiado para setembro
  • BMW e Honda cancelaram encontros e viagens de motociclistas que seriam realizados em julho, no verão europeu
  • Salões, como o EICMA, em Milão, e o Duas Rodas, em São Paulo, ainda estão confirmados para novembro

O avanço da pandemia causou o cancelamento e o adiamento de diversos eventos e competições de moto no Brasil e no mundo. O objetivo é evitar aglomerações e frear a disseminação do novo coronavírus.

Prevista para acontecer no próximo final de semana, as 3 Horas de Curvelo (MG), prova que seria disputada com a miniesportiva Yamaha R3 no circuito mineiro, foi adiada em função do agravamento da covid-19 no Brasil.

Mesmo com todos os protocolos de segurança já adotados em provas anteriores, a empresa organizadora juntamente com a Yamaha Motor do Brasil optou pelo adiamento para preservar a segurança e bem-estar dos participantes. A prova, batizada de "PS5 R3Horas", só terá sua nova data definida após análise dos desdobramentos no cenário da pandemia, de acordo com comunicado da empresa.

Mesmo em uma situação menos complicada que a brasileira, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a federação portuguesa também anunciaram nessa semana o adiamento do Rally de Portugal, também devido ao curso da doença na Europa. Originalmente programado para abrir a temporada 2021 de rally cross-country entre 9 e 13 de abril, o evento acontecerá agora só em setembro.

Entretanto, os organizadores alertam que continuam monitorando a situação da pandemia e todas as informações relevantes serão comunicadas de acordo, caso sejam feitas alterações adicionais ao calendário deste ano do Campeonato Mundial de Rally Cross-Coutry, do qual o Rally dos Sertões faz parte.

BMW cancela encontro de fãs novamente

No final de fevereiro, a BMW já havia cancelado o Motorrad Days em função da pandemia. Maior encontro mundial de fãs das motos da marca alemã estava previsto para acontecer no verão europeu, ou seja, em julho, mas não será realizado novamente em 2021. No ano passado, a BMW também cancelou o evento por causa da covid-19.

bmw motorrad days - Divulgação - Divulgação
BMW Motorrad Days 2021 seria realizado em julho, mas foi cancelado novamente; última edição do encontro aconteceu em 2019
Imagem: Divulgação

Segundo comunicado da BMW, "à luz dos acontecimentos atuais e das extensas medidas associadas para conter o coronavírus, sem mencionar nosso dever de cuidar de nossos convidados e funcionários, é com pesar que a Equipe de Organização do BMW Motorrad Days decidiu cancelar o evento deste ano evento como já o fez em 2020".

A Honda também optou por adiar a expedição "Adventure Roads" na Europa para o ano que vem. Depois de viagens anteriores pela Noruega (2017) e pela África do Sul (2019), a terceira edição do Adventure Roads estava planejada para o próximo mês de junho, com 30 motociclistas com a nova CRF1100L Africa Twin, preparados para enfrentar a paisagem vulcânica única da Islândia.

Com a incerteza sobre as restrições de viagens internacionais, a aventura do grupo ficou para 2022, com datas provisórias de 24 de junho a 4 de julho do próximo ano.

Salões estão mantidos, por enquanto

Apesar das incertezas em relação ao avanço da pandemia em todo o mundo, o mais importante salão do setor, o Salão de Motos de Milão, realizado anualmente na Itália, está confirmado para novembro deste ano. A organização do evento, inclusive, anunciou nesta semana a participação da Honda e de outras marcas importantes.

O mesmo acontece com o Salão Duas Rodas, que acontece de dois em dois anos, na cidade de São Paulo (SP). Maior evento do setor na América Latina, o SDR 2021 também está previsto para ser realizado em novembro. Marcas, como a Kawasaki e a Harley-Davidson, já confirmaram presença.

Espera-se também a participação das fabricantes líderes de mercado, Honda e Yamaha, no Salão Duas Rodas deste ano. Contudo, nos bastidores, representantes das empresas afirmam que monitoram a evolução da covid-19 no Brasil, para decidirem se participaram ou não do evento. De acordo com os organizadores, por enquanto, a edição 2021 do salão brasileiro está confirmada.