Topo

Infomoto

Triumph revela protótipo de nova moto média que chega em 2021; assista

Colunista do UOL

25/08/2020 17h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Triumph revelou hoje o protótipo de uma nova moto de média capacidade cúbica. Batizado de Trident, o futuro modelo chega ao mercado em 2021 para brigar no segmento de nakeds média com um preço competitivo, segundo Steve Sargent, diretor de produto da marca inglesa.

Protótipo Trident - Divulgação - Divulgação
Protótipo da Triumph Trident, nova naked média que deve brigar com Yamaha MT-07 e Kawasaki Z 650
Imagem: Divulgação

Revelada no London Design Museum, na Inglaterra, e desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos em parceria com o designer italiano Rodolfo Frascoli (o mesmo que desenhou a nova Tiger 900), a nova Trident (lê-se "traidenti") pretende ser uma naked média para brigar com modelos como Yamaha MT-07, Kawasaki Z 650 e até a nova Honda CB 650.

motor trident - Divulgação - Divulgação
Rumores indicam que Trident deverá renascer o antigo motor de três cilindros e 675 cm³, que produz cerca de 90 cv
Imagem: Divulgação

Embora não tenha revelado detalhes técnicos do motor, a fábrica deixou claro que se trata de um tricilíndrico de média capacidade. Os indícios apontam para o renascimento do motor de 675 cm³, usado nas antigas Street Triple, que foi aposentado com a Euro 5. O que faria sentido, já que a atual Triumph Street Triple usa um tricilíndrico de 765 cm³ e tem especificações superiores.

O que se sabe

O protótipo tem formas minimalistas e linhas limpas herdadas da Trident original, moto dos anos de 1970, criada pela marca justamente para brigar com as japonesas que invadiam a Europa naquela época. O farol redondo e o tanque lembram o antigo modelo, mas com uma pose muscular, como a Street Triple.

Trident traseira - Divulgação - Divulgação
Balança monoamortecida e traseira lembram a atual Triumph Street Triple
Imagem: Divulgação

O painel, com um único mostrador redondo e telas de LCD, também dá pistas de que deverá trazer conectividade, mas em um conjunto simples, como na clássica Street Twin, à venda no Brasil. Também podemos esperar controle de tração, ABS e modos de condução, mas não uma unidade de medição inercial e tecnologia de ponta, como na Street Triple 765 RS.

farol trident - Divulgação - Divulgação
Farol redondo e tanque com linhas arredondadas remetem à Trident original, modelo criado nos anos 70 para brigar com as japonesas
Imagem: Divulgação

Tudo para cumprir a promessa do Diretor de Produto da marca inglesa. "O protótipo Trident marca o início de um novo capítulo empolgante para a Triumph. Nosso objetivo era trazer uma nova abordagem ao caráter e ao estilo, ao lado do fácil manuseio e da qualidade pela qual a fábrica é conhecida. E a um preço realmente competitivo ", finalizou Steve Sargent.

Tendo em conta que a marca tem uma linha de produção em Manaus (AM) e que o mercado brasileiro "gosta" de nakeds, não é difícil apostar que a Trident deve pintar por aqui. As vendas na Europa começam em meados de 2021, mas certamente, antes disso, teremos mais detalhes da nova naked. Será que cairia bem para o mercado brasileiro?