Cinco dicas para a bateria da sua moto durar mais

Nada pior do que tentar ligar sua moto para um passeio no fim de semana e ouvir o clássico "nhec-nhec", vindo do motor de partida que não tem carga para girar. Na maioria das vezes, o problema está na bateria.
O componente pode ter sofrido sobrecarga ou perdido a carga. Com isso, não gera energia suficiente para o motor de arranque e outros itens elétricos da moto funcionarem.
Há diversos motivos que comprometem a vida útil da bateria da moto, estimada entre um e três anos, variando de acordo com a qualidade da fabricação. Entretanto, a forma de utilização da bateria fará toda a diferença.
Conversamos com o coordenador de assistência técnica das baterias Heliar, Adelmo Leite, que listou hábitos comuns, que podem comprometer a durabilidade da bateria da sua moto. Confira.
Virar a chave
Muitos acessórios
Instalar equipamentos eletrônicos que não seguem as especificações de fábrica, como alarmes, rastreadores, faróis mais potentes e caixas de som sem fazer a adequação do sistema elétrico podem sobrecarregar a sua bateria. E fazer ela curar menos.
Moto parada
Deixar a moto parada na garagem por mais de cinco dias, por exemplo, pode não deixar você na mão na primeira vez. Mas, se ficar em desuso, poderá haver perda de energia, o que diminui a vida útil do componente. O ideal é andar com a moto por, pelo menos, cinco quilômetros por dia. Isso ajuda a carregar a energia da bateria.
Pé no freio
Revisão periódica
Segundo, Adelmo Leite, da Heliar, toda demanda de energia da motocicleta recai na bateria: sistema de iluminação, injeção eletrônica, painel, etc... "Por isso, fazer manutenções na moto periodicamente, pode auxiliar para que a bateria funcione corretamente por mais tempo", conclui.