PUBLICIDADE
Topo

Reabertura: cuidados para tirar a moto parada da garagem

Aprenda a fazer uma inspeção básica na sua moto antes do primeiro passeio pós-quarentena - Divulgação
Aprenda a fazer uma inspeção básica na sua moto antes do primeiro passeio pós-quarentena Imagem: Divulgação
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

19/07/2020 04h00

Com a reabertura da economia e a liberação para que restaurantes e bares voltem a funcionar em muitas cidades, os motociclistas estão ansiosos para dar uma volta de moto, após tanto tempo de isolamento. Não há nenhum mal nisso, desde que se respeite as orientações das autoridades de saúde. Usar máscaras, evitar locais onde haja aglomeração, manter o distanciamento social e lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool 70°, sempre que possível.

Mesmo que você tenha seguido as dicas dos especialistas na hora de parar sua moto, em função da quarentena, antes de tirá-la da garagem, é importante fazer uma inspeção simples para rodar com segurança. Itens como bateria, pneus e combustível exigem atenção especial para evitar problemas na retorno às estradas; confira dicas:

Combustível novo

Combustível novo - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Antes de rodar novamente, complete o tanque com combustível novo de boa qualidade
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
Mesmo que você tenha combustível no tanque, é uma boa ideia completar com gasolina ou etanol novos antes de ir para a estrada. O combustível contido ali tem grandes chances de ter "envelhecido" e pode causar problemas no sistema de alimentação. A mistura com produto novo pode ajudar a evitar dor de cabeça no primeiro passeio pós-confinamento.

Bateria

Se você for um motociclista zeloso, deve ter dado partida na sua moto enquanto ela esteve parada, a fim de evitar que a bateria descarregue. Se a moto "pegar" facilmente, deixe funcionando por alguns minutos antes de sair, para que o motor aqueça e o óleo circule. Agora, se a bateria perdeu a carga, uma opção é fazer "chupeta", mas use cabos adequados e baterias de mesma ou capacidade superior a sua. Caso isso não seja possível, o jeito é chamar o guincho e trocar a bateria.

Pneus

Antes de sair, verifique se a pressão dos pneus é suficiente para chegar até o posto de combustível. Certamente, estarão um pouco "murchos". Aproveite e calibre os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante. Lembre-se que a calibragem é diferente se for carregar garupa.

Nível de óleo

O óleo lubrificante é fundamental para o bom funcionamento do motor. Por isso, verifique o nível do óleo antes de rodar - como a medição varia de modelo para modelo, para saber como se faz isso, consulte o manual do proprietário da sua moto. Lembre-se que o lubrificante tem prazo de validade - em geral seis meses para óleos minerais e um ano para os sintéticos. Se o óleo for velho, não custa trocar antes de pegar a estrada. Fique atento também, pois o intervalo da troca de óleo tem limite de quilometragem.

Corrente

Relação final - Doni Castilho/Infomoto - Doni Castilho/Infomoto
Após muito tempo parada, a corrente pode ficar empoeirada e "seca"; verifique a folga e lubrifique o conjunto
Imagem: Doni Castilho/Infomoto
Responsável por transmitir a "força" do motor para a roda traseira, o sistema de transmissão, também conhecido como relação final, tem que estar sempre ajustado e lubrificado. Se a corrente estiver "seca", com cor de metal, significa que é preciso lubrificar com óleo adequado para correntes.

Iluminação

Farol, lanterna, piscas e luz de freio também são importantes para rodar com segurança. Verifique o funcionamento do sistema de iluminação e, em caso de alguma lâmpada queimada, substituo-a. Além de ajudar os outros condutores a enxergar você na estrada, a falta de alguma luz é infração de trânsito e gera multa. E ninguém quer estragar a primeira volta de moto depois da quarentena, não é mesmo?