Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Freios retificados: veja quando é possível dar sobrevida aos discos

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

31/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já escrevi bastante sobre freios por aqui, mas ainda não tratei da questão da retífica dos discos, o famoso "passe".

Na matéria sobre assobio das pastilhas, falei sobre como os discos de freio ficam irregulares conforme se desgastam pelo uso. Também já fiz matéria explicando como medimos os discos do seu carro para saber se precisam ou não ser substituídos.

Quando os discos ainda estão bons, mas com superfície irregular, existe a opção de submetermos a peça a uma retífica, que tornará as faces dos discos novamente planas. Fazendo isso, as pastilhas novas se assentarão perfeitamente e não teremos barulhos nem prejuízos nas frenagens.

Entretanto, não é sempre que podemos realizar esse procedimento.

O processo de retífica retira material dos discos para que eles voltem a ficar planos. Então, dependendo da espessura deles, a remoção do material pode inviabilizar o reuso. Além disso, alguns discos não permitem essa usinagem, como, por exemplo os discos ventilados.

Enfim, a retífica é uma solução para dar uma sobrevida para os discos de freio, mas deve ser avaliada com cautela. Na dúvida, a melhor solução é sempre a substituição por uma peça nova.