Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Como saber o momento certo de trocar as pastilhas de freio do seu carro

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

03/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Manutenção nos freios é de vital importância para o seu carro e gera muitas dúvidas. Já esclarecemos o motivo do assobio em algumas trocas de pastilhas. E agora falaremos sobre outro ponto importante na manutenção desse sistema.

Quem acompanha meus conteúdos já sabe que o nível do fluido de freio no reservatório pode indicar o momento da troca das pastilhas, mas não é só isso. Muitas montadoras adotam outras estratégias para garantir que vocês não percam o prazo de troca desses componentes tão importantes para segurança.

Uma delas é um alarme mecânico. É uma chapinha de metal que, quando a pastilha desgasta até certo ponto, começa a tocar no disco fazendo um barulhão. Você pode não saber o que é, mas terá certeza de que precisa ir para a oficina.

Outros fabricantes são mais sutis e colocam sensores nas pastilhas que acendem luzes no painel. Mais uma vez, ressalto a importância de ler o manual e de prestar atenção ao painel do seu carro.

Já disse por aqui que o desgaste dos freios depende muito de como vocês dirigem o carro, então faz muito mais sentido monitorar o consumo dos componentes e prestar atenção aos alarmes do que se apegar a períodos de troca.

Agora me conte nos comentários como você cuida dos freios do seu carro e me diga se quer dicas para fazer pastilhas e discos durarem mais.