PUBLICIDADE
Topo

Coisa de Meninos Nada

Suspensão do carro: quais são e para que servem cada componente de borracha

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

02/02/2021 04h00

Na coluna anterior comentei como identificamos desgaste nas borrachas dos componentes da suspensão, mas ficou faltando ilustrar a coisa toda - então cá estamos para resolver essa pendência.

Começamos pelos pneus que, por serem feito de borracha macia, já absorvem parte das irregularidades do piso. Por isso é importante que eles estejam em ordem, obedecendo o TWI (limite de desgaste), balanceados, que o rodízio seja feito para garantir um desgaste homogêneo e que o alinhamento esteja sempre em ordem também.

Sempre que falamos de suspensão, a primeira imagem que nos vem é o conjunto de mola e amortecedor.

O amortecedor é composto pelo tubo, haste, guarda-pó e batente, além de um suporte para acomodar a mola. É no batente que temos a parte que absorve impactos e exige mais atenção.

Na bandeja de suspensão temos uma bucha importante, que também sofre desgaste severo e, portanto, precisa de atenção nas revisões.

Também temos buchas na barra estabilizadora, que deve ser verificada com frequência, especialmente se você está ouvindo barulhos secos na parte de baixo do carro.

Coifas, como disse na matéria anterior, são responsáveis por manter a lubrificação dentro da peça e a poeira do lado de fora.

O coxim é outra peça importante nesse conjunto e merece atenção. Ele fixa o conjunto motor e câmbio na carroceria do carro e absorve as vibrações dele, para que não sejam transferidas para a carroceria.

Pronto! Tour concluído! Agora diga para mim se ainda ficou alguma dúvida e se posso ajudar com mais algum tema. A área de comentários é sempre de vocês!