PUBLICIDADE
Topo

De escolas a livros, onde procurar informações confiáveis sobre seu carro

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

19/05/2020 04h00

Estamos em uma maravilhosa era de acesso à informação. Mas, assim como temos muita coisa legal na Internet, também encontramos diversas bobagens.

Sempre tomo cuidado para montar meu material para vocês, mas também não estou isenta de erros e nem posso ser a única fonte de informação para quem quer entender sobre seus carros.

Mas temos três fontes de informação que são seguras na hora de buscar conhecimento de mecânica.

A primeira é a indústria. Os fabricantes do carro, das peças, dos produtos... eles podem fornecer informações precisas a respeito do que seu veículo necessita e quando precisa.

A segunda é a educação formal. Sou formada no Curso Técnico em Manutenção Automotiva do SENAI-SP e recomendo demais para quem quer ter intimidade com o assunto, ainda que como hobby. Diversas escolas oferecem cursos de mecânica de qualidade, mas é muito importante verificar as credenciais tanto da instituição quanto dos professores que irão te guiar ao longo do curso.

E a terceira e, na minha opinião, tão legal quanto as escolas, são os livros! São uma porta para outra dimensão e, quando encontramos o tipo certo de leitura para nós, um mundo se abre. Pessoalmente amo leituras técnicas e autores russos. E hoje a ideia é recomendar alguns livros de mecânica que podem ser leituras suaves e divertidas para vocês, especialmente nessa pandemia, e que vão ajudá-los a adquirir conhecimento para entender melhor o mundo dos motores e o seu mecânico.

No vídeo de hoje cito três livros bem legais que valem a pena ter na biblioteca particular.

- Mecânica de Automóveis para Leigos: livro gringo que fiz a revisão técnica e achei super bacana. Traz dicas bem úteis de cuidados com o carro, de maneira bem didática, e a leitura é bem suave.

- Glove Box Guide: ainda não tem versão em português, mas se você tem alguma destreza com o inglês também vale super a pena. A ideia é muito parecida com a do primeiro livro, mas é mais interativo e, na minha opinião, mais raiz para quem quer meter a mão na graxa de verdade.

- Manual de Automóveis: livro clássico, do autor Arias Paz, direcionado para mecânicos, mas que tem uma linguagem bem tranquila mesmo pra quem não entende nada do assunto. O livro é mega completo, com informações bem detalhadas e super útil para ter ao lado quando está fazendo alguma manutenção. Para quem aspira ser mecânico ou quer ter essa atividade como hobby, ele é perfeito.

Tem uma infinidade de bons livros por aí e que são bem conhecidos da galera como referências de mecânica. Por isso quis trazer alguns que são menos comuns, mas que valem muito a pena.

Se você também tem sugestões de leituras, deixe nos comentários!