Vai arriscar sua grana no Dolphin Mini? Veja opções de usados melhores
Os lançamentos da chinesa BYD tem dado o que falar. O mais recente foi o Dolphin Mini, que tem tudo para ser um dos carros elétricos mais vendidos do país. Com visual agradável, bom espaço interno, bem equipado e com excelente acabamento, deve se tornar a referência na sua categoria,
Era esperado que ficasse abaixo dos R$ 100 mil, o que cairia como uma bomba para os concorrentes, mas o lançamento não atendeu a essa expectativa. O preço oficial, divulgado ontem, é de quase R$ 116 mil, ainda competitivo.
Porém, como todo lançamento, ainda é uma incógnita. Até entendo o interesse de muitos brasileiros em querer um carro tão tecnológico por um preço acessível, mas a história nos mostra que o melhor é esperar, para ter uma percepção melhor de como o carro se comporta no mercado.
Ou seja, é uma compra arriscada. Assim como outros elétricos recém-lançados que tiveram quedas significativas em seus preços no mercado de usados, o mesmo pode acontecer com o Dolphin Mini.
Em uma das minhas últimas colunas citei que já é possível comprar o pequeno Caoa Chery iCar usado por menos de R$ 80 mil, sendo que chegou a custar R$ 150 mil quando novo. Imagina a decepção de quem pagou esse preço e agora vê essa desvalorização enorme.
Além desse fator financeiro, é preciso considerar que o Dolphin Mini tem suas limitações. Pequeno, é homologado para levar apenas quatro pessoas - ainda que seja com bom espaço para elas -, seu porta malas comporta 230 litros segundo o fabricante, sua autonomia é de apenas 280 km na melhor das hipóteses e sua velocidade não passa dos 130 km/h.
Olho para isso e não consigo enxergar um carro desse como uma única opção na minha garagem. Ele serviria apenas para parte das minhas necessidades, aquelas que fossem exclusivamente urbanas - e olhe lá. No dia em que tivesse que ir ao mercado com minha esposa, minha filha teria que ficar em casa, já que o porta malas é pequeno e o banco não é bipartido, apenas rebatível. Para viajar, nem pensar.
Deu para entender que não arriscaria meu dinheiro em um carro como esse, e pensando nisso procurei por opções de hatches usados nessa faixa de preço que entendo serem negócios bem mais vantajosos.
![VW Polo GTS VW Polo GTS](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/14/2021/01/05/vw-polo-gts-1609850249146_v2_750x421.jpg)
Volkswagen Polo GTS 2021
Desejado por quem gosta de carros com bom desempenho, o Polo GTS faz jus a essa sigla tão ligada a esportivos. Seu motor 1.4 é o mesmo presente em outros Volkswagens bem mais pesados, como Jetta, Tiguan e Taos. Se neles já demonstra ser suficiente, aqui ele sobra: são 150 cv para apenas 1.200 kg, garantia de diversão.
As vantagens seguem no porta-malas de 300 litros com banco bipartido, no espaço para cinco pessoas e na tranquilidade de poder encher o tanque em cerca de 10 mil para uma autonomia impensável para o pequeno Dolphin Mini. Muito melhor para quem só pode ter um carro.
O GTS ainda tem tudo para se tornar um clássico no futuro, que ajuda a manter seu preço de R$ 113 mil - tabela Fipe - estável no mercado de usados, bom para quem se preocupa com desvalorização.
![Citroën C4 Cactus Citroën C4 Cactus](https://conteudo.imguol.com.br/c/parceiros/da/2023/07/07/citroen-c4-cactus-2024-1688736863083_v2_450x450.jpg)
Citroën C4 Cactus Shine Pack 2023
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CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberNão é exatamente um hatch, mas também não consigo ver no C4 Cactus um SUV. Aqui temos um dos melhores custos-benefícios do mercado, pois é daqueles carros que entregam muito cobrando pouco.
Repare que estou citando o modelo 2023, portanto um legítimo "seminovo" na sua versão mais completa, que tem tabela Fipe de apenas R$ 114 mil. É um carro com incríveis 173 cv, garantia de viagens rápidas e seguras, mesmo todo carregado.
Leva cinco pessoas com muito espaço e conforto, além de acomodar 320 litros de bagagem, com banco bipartido. Por ser mais altinho, agrada quem enfrenta pisos ruins, além da posição de dirigir mais elevada.
"Ah, mas é um Citroën", dirão alguns. Bom, nesse comparativo com a novata BYD, a marca francesa é bem mais conhecida por nós e, entre erros e acertos, provou nos últimos anos que o C4 Cactus é um de seus melhores produtos - ou seja, uma compra segura.
![Chevrolet Cruze Sport6 Premier Chevrolet Cruze Sport6 Premier](https://conteudo.imguol.com.br/c/parceiros/09/2020/10/01/chevrolet-cruze-sport6-premier-1601562667413_v2_450x450.jpg)
Chevrolet Cruze Sport6 Premier 2020
Prestes a sair de linha, o Cruze vai deixar saudades. Que baita carro, praticamente o último dos hatches médios, categoria que já teve seus tempos de glórias no nosso país. Mas, mesmo que poucos o queiram, não podemos dizer que está fora de moda.
O visual do Cruze nessa carroceria Sport6 agrada até mesmo quem não liga muito para o carro. É daqueles que a gente trava as portas e segue olhando para trás só para admirar sua beleza.
Aqui trago a versão Premier, mais completa, inclusive com o desejado teto solar, no modelo 2020, que tem tabela Fipe de R$ 116,5 mil, pouquinha coisa a mais que o novo Dolphin Mini - mas entrega muito mais que o pequeno chinês.
Motor turbo com 153 cv, entre-eixos gigante de 2,70 m que garante ótimo espaço para cinco pessoas, porta-malas de 290 litros com banco bipartido e pacotão completo de segurança. Como é deprimente ver esse carro sair de linha de maneira tão melancólica, enquanto já tem fila de espera para o Dolphin Mini.
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