Fuja do empurrômetro: 5 furadas que você deve evitar ao comprar carro usado
Como previsto, os preços dos carros novos estão estáveis há um bom tempo. Tivemos seguidos e significativos aumentos no período da pandemia do covid-19, mas felizmente voltamos a ter apenas aumentos pontuais, ou até mesmo descontos generosos. Tudo isso tem impactado o mercado de usados que, como um elástico, acompanha as variações e estabilidade do mercado de novos.
Fato é que mesmo estáveis, nossos carros ainda são caros e inacessíveis para boa parte dos brasileiros. Quem pretende comprar um carro novo precisa ter mais de R$ 70 mil disponíveis só para a compra, isso se considerarmos os mais baratos do mercado. É muita grana, ou melhor, muitas horas trabalhadas para conquistar um automóvel.
Não por acaso, cada vez mais pessoas procuram carros no mercado de usados, que consegue atender o público que precisa de um veículo por menos de R$ 70 mil. Aliás, não faltam boas opções usadas, mais completas, seguras e potentes, que são mais baratas que qualquer modelo zero-km.
Na coluna dessa semana, não vou apresentar nenhuma dessas opções, mas sim dar importantes dicas do que você deve observar na procura por um usado - e, caso se depare com um desses itens, recomendo que repense a compra.
Arrefecimento somente com água
Um dos pontos mais críticos de carros usados, principalmente aqueles com idade e quilometragens avançadas, é o sistema de arrefecimento. Eu me impressiono com a falta de atenção na manutenção desse sistema, que é das mais baratas.
Basta aparecer o primeiro problema, como um vazamento, para que o motorista opte por apenas completar o reservatório com água pura, ao invés de solucionar o real problema.
Com o tempo, o líquido original, que é uma mistura de água desmineralizada com aditivo, vira apenas água. Essa água pura é como um câncer para o motor, pois vai corroendo as galerias por onde passa, além de enferrujar componentes como bomba d'água e válvula termostática.
Sendo assim, caso se depare com um reservatório completo apenas com água, ou até mesmo com a coloração do aditivo muito clara, que indica proporção baixa do mesmo, evite a compra do carro. Você pode até pensar que basta tirar essa água pura e adicionar a mistura correta, mas os estragos que podem ter ocorrido continuaram lá - e a conta do reparo nunca é pequena.
As oficinas mecânicas nem gostam de lidar com essa manutenção corretiva, pois sabem que mesmo fazendo tudo do jeito certo, são grandes as chances de retorno no curto prazo devido a novos vazamentos que podem aparecer.
Pneus remoldados
Já tive pneus remoldados no meu primeiro carro. Caso o leitor não saiba, são compostos usados, já no fim da vida, que recebem uma nova camada de borracha. É melhor que andar com pneus carecas, sem dúvidas, mas está longe de ser a melhor solução.
Quando usei esses pneus, não gostei da experiência. Se desgastaram rapidamente, de maneira bem irregular, além de surgirem bolhas com facilidade. Jamais transmitiram a mesma segurança.
Hoje, quando vejo um carro usado com pneus remoldados, fico com a percepção de que o carro foi utilizado por alguém sem condições de mantê-lo como se deve. Se economizou nos pneus, é provável que tenha feito o mesmo na escolha do óleo lubrificante, combustível adulterado e peças de reposição de baixa qualidade.
Um carro como esse pode até estar funcional, mas dificilmente está com as manutenções em ordem e dará gastos indesejados já nos primeiros dias de uso.
Sem comprovantes de manutenção
O manual do proprietário é composto por alguns livretos, sendo que um deles é o do cronograma de manutenção, com o espaço para anotar e carimbar as revisões feitas ao longo do tempo, sejam nas concessionárias ou em oficinas particulares.
Ocorre que esse livreto das manutenções, tem pernas próprias em muitos casos. É impressionante como eles somem, desaparecem, evaporam, e qualquer outra desculpa. Pode parecer bobagem a ausência desse livreto, mas ele é um forte indício de adulteração de quilometragem.
Ele apresenta aquilo que o vendedor talvez não queira mostrar, como um registro de manutenção com quilometragem superior a que está no painel. Sendo assim, recomendo que verifique o manual com atenção e suspeite dos casos sem o livreto de manutenção.
Alguns carros mais recentes já aposentaram o manual, e os registros são feitos em aplicativos do fabricante. É uma boa solução para inibir as adulterações e forçar o proprietário a realizar as revisões.
Luz de anomalia
Muita atenção nas luzes do painel de instrumento. Algumas delas se acendem no momento da partida, mas logo se apagam. Como é um processo muito rápido, vale a pena utilizar o celular no modo vídeo, para gravar e depois assistir várias vezes, até ter certeza das luzes que se acendem.
Luzes importantes como pressão do óleo, airbags, freios ABS, injeção eletrônica e controle de estabilidade podem ser desconectadas propositalmente pelo vendedor para não acusarem falhas em um desses sistemas. Porém, se estiverem funcionando perfeitamente, mas não se apagarem, a boa notícia é que o vendedor não está querendo enganar ninguém - mas a má é que o carro tem problemas.
Se o interesse pelo carro for grande, recomendo que só feche o negócio depois da certeza do diagnóstico feito por um profissional, para poder negociar o reparo no preço do carro.
Ar-condicionado que não gela
Esse é um problema muito chato de se resolver. O ar-condicionado é algo que precisa ser usado com frequência, e quando apresenta falhas, geralmente é pela falta de uso. Muitos carros usados são oferecidos com falhas nesse sistema, mas o vendedor garante que é apenas carga de gás.
Nunca acredite nisso, pois uma carga de gás é barata. Ela até pode solucionar o problema de maneira imediata, mas bastam alguns dias para o gás vazar e problema voltar.
O leitor pode imaginar que esse tipo de problema aparece somente em carros mais antigos, mas infelizmente não é verdade. Oficinas especializadas em manutenção de ar-condicionado estão sempre atendendo carros modernos, recém-saídos da garantia do fabricante.
E uma manutenção bem feita, que de fato descubra o real problema, sempre fica cara. Ao se deparar com um carro usado com ar que não gela, o ideal é descartar e procurar outro.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.