Como SUV Kardian marca a estreia da nova fase da Renault no Brasil
Apresentado mundialmente dias atrás, o Renault Kardian chegará em março para ser o primeiro modelo da nova fase da marca francesa no mercado brasileiro. A plataforma do SUV é uma versão modernizada da usada pelo Clio europeu. Ela servirá de base para a nova geração do Duster e também para um nova picape, a Niagara, apresentada em forma conceitual.
Por enquanto, a Renault confirmou apenas o motor 1.0 Turbo Flex que fornece 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio será um automatizado de dupla embreagem de seis marchas banhado a óleo. No entanto, como a coluna mostrou dias atrás, o SUV também terá versões de acesso com o motor 1.6 SCe com opções de câmbio manual ou CVT.
O Renault Kardian chegará para atuar no segmento de B-SUVs como os Fiat Pulse e Fastback e também o Volkswagen Nivus. Suas medidas ficam em 4,12 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. Os ângulos são 20° de entrada e 36° de saída. O porta-malas oferece 358 litros para bagagens.
A frente mais alta com conjunto óptico duplo e grade com elementos replicando o losango da Renault deixa o visual bem interessante. Em versões mais caras, as luzes serão em LED, mas o SUV terá versões com os faróis halógenos.
De lado, a versão topo de gama apresentada tinha rodas de 17", mas o haverá opções com rodas de aço de 16" e calotas. Molduras nos para-lamas completam o visual. Em versões mais caras, o Kardian terá opções de carroceria em duas cores.
Aliás, é de lado que fica evidente o parentesco com o Dacia Stepway europeu, mas com novas estampagens das portas.
Na traseira, o Renault Kardian tem lanternas em formato de "C" com lentes translúcidas que se estendem pela tampa do porta-malas que também tem desenho exclusivo. No visual externo, o Kardian é muito bem resolvido.
Por dentro, o novo modelo da Renault tem painel com a mesma estrutura do Dacia Stepway, mas com alguns materiais de acabamento distintos e quadro de instrumentos 100% digital com tela de 7".
Em versões mais caras, haverá aplique de tecido na parte central do painel, mas em versões de entrada, o plástico rígido dá o tom.
O Kardian será o Renault mais seguro a ser vendido no Brasil. Serão seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freios com assistência ABS e EBD, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa que deverão ser de série desde as versões de acesso.
Já em versões topo de gama, o Kardian terá itens de tecnologia ADAS como cruise control adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência e alerta de ponto cego.
O Kardian pode recolocar a Renault em posições mais altas no ranking de vendas brasileiro, mas para tal, os preços do Kardian terão que ser competitivos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.