Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
ReportagemCarros

Renault Kardian: desvendamos detalhes do novo SUV que chega em outubro

A Renault comercializará o Kardian com motores aspirado e turbo, à exemplo do Fiat Pulse. Ou seja, a marca já definiu seu principal concorrente no segmento de B-SUVs. O modelo será revelado no dia 25 de outubro, mas sua chegada aos concessionários só ocorrerá no primeiro semestre de 2024.

A coluna apurou que o SUV francês terá motor 1.6 SCe e opções de câmbios manual e CVT em versões de acesso. Já as versões mais caras serão equipadas com o inédito motor 1.0 TCe Turbo Flex e câmbio DCT de sete marchas.

A princípio, o motor 1.6 SCe que equipará o Kardian manterá os mesmos números de potência e torque atuais. Sendo assim, são 118 cv de potência com etanol e 115 cv com gasolina a 5.500 rpm. Já o torque comum aos dois combustíveis é de 15,91 kgfm.

Renault Kardian terá tamanho abaixo dos 4,15 metros
Renault Kardian terá tamanho abaixo dos 4,15 metros Imagem: Renault/Divulgação

O motor 1.0 TCe ainda não tem números oficiais disponíveis, mas estima que sua potência final fique na casa dos 130 cv e o torque fique próximo aos 20 kgfm. O que já está certo é câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas.

O Renault Kardian será o responsável pela estreia da plataforma CMF-B no Brasil. Ela ainda dará origem a nova geração do Duster prevista para estrear em 2025.

Em termos visuais, o novo SUV da marca francesa terá monobloco idêntico ao Dacia Stepway, mantendo inclusive o mesmo formato de portas. O que muda é a nova dianteira, que ficará mais alta para que o modelo tenha cara de SUV. Na dianteira, capô, faróis e para-choque serão inéditos. A traseira também será exclusiva, recebendo novas lanternas, tampa do porta-malas e para-choque.

Por dentro, o painel seguirá as linhas do irmão romeno, mantendo a central multimídia com tela flutuante.

A Renault deverá oferecer Kardian com seis airbags de série e os demais itens exigidos por lei como freios com assistência ABS, controles de tração e estabilidade, entre outros equipamentos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes