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Fernando Calmon

REPORTAGEM

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Polo Track: saiba quando Volkswagen vai lançar o substituto do VW Gol

Polo Track chega ao mercado brasileiro em abril ainda mais simples do que o Polo 2023, cujas versões turbinadas ficaram menos potentes e perderam freios a disco nas rodas traseiras - Divulgação
Polo Track chega ao mercado brasileiro em abril ainda mais simples do que o Polo 2023, cujas versões turbinadas ficaram menos potentes e perderam freios a disco nas rodas traseiras
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

22/09/2022 04h00

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Dentro de uma estratégia pragmática, a VW terá o total de 15 lançamentos até 2025 com motorizações aspirada, turbo e flex, híbridas e elétricas (estas importadas). Ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de São Bernardo do Campo (SP) prepara o caminho para o primeiro híbrido flex da marca alemã. Depois do Jetta GLI, o Polo 2023 é o segundo produto em quatro versões (MPI, TSI, Comfort e Highline) que chegam agora às concessionárias.

Todos os Polos continuam a ser fabricados em São Bernardo do Campo (SP), inclusive o GTS com o motor mais potente da linha (250 TSI, 150 cv), que também receberá atualizações até o final do ano. Posso adiantar que Gol e Voyage encerram sua produção em dezembro deste ano na fábrica de Taubaté (SP) e o Polo Track tem início de produção na mesma cidade em fevereiro de 2023, chegando ao mercado dois meses depois.

Voltando ao Polo 2023, a respectiva frente ficou bem parecida com a do modelo europeu. Todo o conjunto de iluminação e sinalização dianteiras é a LEDs. Os faróis têm alcance de 130 metros, 80% superior às lâmpadas convencionais. As mudanças na parte traseira não seguiram a Europa e se limitaram a uma nova assinatura noturna das lanternas e poucos retoques.

No interior, o acabamento evoluiu com forração de tecido nas portas e descansa-braços dianteiros. Volante e alavanca do câmbio são iguais aos do Nivus. Versões de topo usam material sintético que imita couro nos bancos. Os dianteiros têm encostos de cabeça integrados ao encosto. O quadro de instrumentos é digital de 8 pol. e nas versões mais completas de 10,25 pol. Tela multimídia VW Play tem 10,1 pol. nas configurações superiores.

Além de carregamento de celular por indução, há duas conexões USB-C na frente e duas iguais para os passageiros do banco traseiro junto às saídas de ar-condicionado cujos comandos frontais são eletrônicos. Entre os compactos o Polo se destaca pela largura (1.751 mm) e distância entre eixos (2,566 mm) que garantem maior espaço atrás para pernas e ombros. Porta-malas de 300 litros fica dentro do padrão dos compactos.

Os motores disponíveis reduziram-se de três para dois, ambos flex de 1 litro e 3 cilindros. Um aspirado de 84 cv (E)/75 cv (G) e 10,3 kgf.m (E)/9,7 kgf.m (G) e outro turbo (TSI 170) de 116 cv (E)/109 cv (G); 16,8 kgf.m (E/G). As versões MPI e TSI vêm com câmbio manual de 5 marchas. Comfort e Highline, só com câmbio automático epicíclico de seis marchas. O motor TSI 200 de 128 cv (E)/116 cv (G) deixou de ser oferecido e assim os freios a disco nas rodas traseiras foram dispensados. Freios a tambor atrás e discos na frente dão conta do recado com folga.

Esse arranjo racional permitiu uma diminuição de R$ 5.900 a R$ 7.000 no preço do carro, o que não se via há muito tempo. As tabelas (exceto São Paulo) vão de R$ 82.990 a R$ 109.990.

Mustang é maior atração do Salão de Detroit

Depois de 113 anos, os organizadores do Salão Internacional do Automóvel de Detroit decidiram trocar o mês gelado de janeiro pelo calor de junho, em 2020. O motivo relevante, porém, foi escapar da concorrência da feira de eletrônica CES em Las Vegas, em janeiro, que começou a atrair fabricantes de veículos. Mas a pandemia da covid-19 obrigou o seu cancelamento. Em 2021 o evento mudou de nome (Motor Bella) e local (a 50 km do centro da cidade).

Em 2022 consolidou-se a ideia de tornar-se mais dinâmico. Num esforço para atrair o público há atrações paralelas ao ar livre como um pato inflável gigante, picapes-monstros esmagando carros, réplicas de dinossauros e festivais de música entre 14 e 25 de setembro. A exibição estática manteve a tradição. Na inauguração o presidente dos EUA, Joe Biden, reafirmou o apoio financeiro federal a 500.000 postos de recarga elétrica e a meta (não compulsória) de 50% das vendas de veículos novos elétricos em 2030.

A Ford antecipou a sétima geração do icônico Mustang que chegará às concessionárias americanas em julho de 2023 como modelo 2024 e no Brasil, seis meses depois. O carro aperfeiçoou o estilo já consagrado desde 1964 e reformulou o interior incluindo uma tela multimídia de 13,2 pol. Freio eletrônico de imobilização (auto-hold) tem uma pequena alavanca para facilitar manobras de drift (derrapagem sob potência controlada). É possível até ouvir o ronco do motor remotamente por meio de um botão no chaveiro.

Motor Coyote V-8 de aspiração natural, 5-litros, tem potência estimada de 500 cv: número exato só no lançamento. Além do câmbio automático de 10 marchas, terá opção de câmbio manual de seis. Haverá aumento de potência no motor turbo 4-cilindros de 2,3 litros.

Outra novidade do Mustang é a versão Dark Horse (Cavalo Escuro, em tradução livre) para competições em que a Ford vai ingressar no próximo ano. O termo Dark Horse vem das corridas de cavalos em que um deles, não favorito, desponta e surpreende como ganhador. Pessoas que escondem habilidades e impressionam a todos com a sua inteligência também são conhecidas pela mesma expressão em inglês.

No balanço geral a participação de marcas não americanas quase acabou. Entre os lançamentos para o mercado local a nova picape Colorado deve inspirar a futura S10, mas não há data prevista. Ainda sem especificações o Jeep Avenger elétrico chamou atenção dentro da ofensiva do Grupo Stellantis de 70 modelos elétricos até 2030 entre suas 14 marcas.

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