Topo

CarnaUOL

Moradores da Maré fazem sucesso em bloco vestidos de Emília: 'Tradição'

Emílias marcam presença no Monobloco, no Rio de Janeiro - Thiago Camara/UOL
Emílias marcam presença no Monobloco, no Rio de Janeiro Imagem: Thiago Camara/UOL

Thiago Camara

Colaboração para o UOL, no Rio

26/02/2023 15h25

Religiosamente em 6 dos 23 anos de desfiles do Monobloco, cinco amigos do Complexo da Maré, no Rio, saem vestidos de Emília, a boneca do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Eles esperam o Carnaval passar para vestirem suas fantasias

"Somos amigos de infância e viemos sempre pro Monobloco. Pode ter qualquer bloco durante o Carnaval, mas esse é o melhor. É nossa tradição sairmos juntos assim", conta Wallace Gomes, técnico de informática.

Enquanto o UOL conversava com o grupo foram ao menos cinco pedidos de fotos com as "Emílias".

"Essa resenha com as pessoas é a melhor parte. Parar para conversar com geral. Teve uma moça que parou a gente e falou: 'Quinto ano que tiro foto com vocês'. Nosso objetivo é sair um dia em cima do trio ou dentro da corda do Monobloco, mas eles ainda não nos notaram", explica Jefferson Borges que trabalha como motorista.

Um folião de camisa vermelha chamava a atenção no alto do trio. Era o ex-BBB Arthur Picoli. Foi sua primeira vez no megabloco que encerra o Carnaval do Rio, no primeiro domingo após a quarta-feira de cinzas.

"Está dando pra curtir, pelo menos esses dois dias de Carnaval e estou fechando com chave de ouro no Monobloco", disse ele, que ficou de repouso nos dias de folia por conta de um diagnóstico de dengue.

O Monobloco começou pouco antes das 9h e terminou pontualmente ao meio dia. Foi o encerramento dos desfiles dos megablocos e o cantor e líder do grupo, Pedro Luís, avaliou como um encontro de paz.

"Vivemos um momento sombrio com essa necessidade de isolamento, nós que vivemos de aglomerar gente e nos abastecemos disso. Foi quente, em todos os sentidos, e muito especial. Hoje foi zero violência", disse ele ao UOL.

Para Rita Fernandes, presidenta da Sebastiana, liga que reúne alguns dos blocos mais tradicionais da cidade, foi o folião quem fez bonito nas ruas.

"O folião deu a cara do Carnaval esse ano. Estava todo mundo animado e foi tudo na paz e na harmonia. Não tivemos grandes problemas. Os blocos de rua estão de parabéns", disse ela.

Jason Derulo marca presença no 'Bloco da Anitta' no Rio

CarnaUOL