Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Kaloba: para que serve, como tomar, efeitos e bula completa

Kaloba: veja como tomar, principais efeitos colaterais e bula completa do remédio - iStock
Kaloba: veja como tomar, principais efeitos colaterais e bula completa do remédio Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

18/02/2023 17h53

Produzido a partir das raízes de uma planta chamada Pelargonium sidoides, Kaloba é um medicamento considerado fitoterápico.

Kaloba é indicado para o tratamento de infecções respiratórias causadas principalmente por vírus, como resfriados, gripes, infecções na garganta e bronquites.

O remédio possui duas versões:

  • líquida (para adultos e crianças a partir de 1 ano de idade)
  • comprimido (indicado para maiores de 12 anos)

Confira, a seguir, todas as informações encontradas na bula sobre de Kaloba.

Kaloba: para que serve e bula completa

Para que serve o Kaloba? O que ele trata?

Este medicamento é indicado no tratamento de infecções agudas respiratórias principalmente causada por vírus, como resfriado, sinusite, infecção de garganta e bronquite não alérgica.

Segundo a bula, Kaloba ajuda a combater sintomas como:

  • Tosse com catarro ou seca
  • Coriza
  • Obstrução nasal
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Dificuldade pra engolir
  • Mal-estar e indisposição

Qual a eficácia e como o Kaloba age?

Segundo a bula, a Pelargonium sidoides é uma planta originária da África do Sul, utilizada na medicina popular desde o século 17.

"A melhora das infecções respiratórias ocorre graças aos efeitos de Kaloba sobre o sistema imunológico. Kaloba auxilia as defesas naturais do organismo no combate às infecções causadas por micro-organismo", diz a bula do medicamento.

Ainda conforme descrito na bula, estudos clínicos realizados com Kaloba demonstraram:

  • melhora dos sintomas das infecções respiratórias entre o primeiro e quarto dia do tratamento
  • melhora completa dos sintomas geralmente observada até o sétimo dia

Como tomar Kaloba?

Kaloba solução

A versão em gotas do medicamento deve ser ingerida, de preferência, com algum líquido, meia hora antes das refeições. Portanto, a recomendação básica é que Kaloba Solução seja tomado da seguinte forma:

  • Crianças entre 1 e 5 anos: 10 gotas, três vezes ao dia.
  • Crianças entre 6 e 12 anos: 20 gotas, três vezes ao dia.
  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 30 gotas, três vezes ao dia.

É importante saber que a duração média do tratamento é de 5 a 7 dias e ele não deve ser interrompido mesmo depois que os sintomas desapareçam. É necessário seguir a prescrição médica, inclusive em relação à quantidade do medicamento a ser tomada.

Kaloba comprimidos

Esta versão é indicada somente por maiores de 12 anos, da seguinte maneira:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido, três vezes ao dia.

Não tomar mais de 5 comprimidos ao dia. O tratamento deve seguir enquanto durarem os sintomas, respeitando o limite máximo de 3 dias ou conforme a orientação de seu médico.

Kaloba comprimidos não deve ser mastigado e deve ser administrado com algum líquido, preferivelmente com um copo de água. Não tomar os comprimidos enquanto estiver deitado.

Quais as diferenças do uso em adultos e crianças ou bebês?

Kaloba possui duas versões que devem ser usadas para as diferentes idades. Assim:

  • Kaloba solução: para crianças a partir de um ano, adolescentes e adultos;
  • Kaloba comprimido: indicado para qualquer pessoa com 12 anos ou mais.

Quais os possíveis efeitos colaterais e reações do Kaloba?

Durante o tratamento com Kaloba, podem surgir alguns efeitos colaterais:

  • Reação incomum: distúrbios gastrintestinais como dor de estômago, náuseas e diarreia --ocorrem em mais de 1 pessoa a cada 1 mil indivíduos e menos de 1 pessoa a cada 100 indivíduos.
  • Reação rara: sangramento discreto da gengiva ou do nariz e reações de hipersensibilidade (alteração na cor, textura da pele com o surgimento de bolhas e coceira) --ocorrem em mais de 1 pessoa a cada 10 mil indivíduos e menos de 1 pessoa a cada 1.000 indivíduos.
  • Reação muito rara: elevação das enzimas hepáticas (fígado) --ocorre em menos de 1 pessoa a cada 10 mil indivíduos). Vale saber que a relação entre essa reação e o uso do produto não foi demonstrada.

Atenção: Kaloba Comprimidos é um medicamento que possui nova forma farmacêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que seja usado corretamente, o medicamento pode causar reações imprevisíveis ou desconhecidos.

Portanto, em casos de eventos adversos relacionado ao uso de Kaloba Solução ou Kaloba Comprimidos, é importante entrar em contato com o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária , disponível no site da Anvisa ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Kaloba dá sono?

Não e não é conhecida qualquer influência do medicamento na capacidade de dirigir ou usar máquinas.

Quais as contraindicações do Kaloba? Quem não deve tomar?

O medicamento não é indicado para pessoas alérgicas aos componentes da fórmula, assim como em casos de doenças hepáticas (fígado) graves.

Kaloba Solução

- Contraindicado para menores de 1 ano.

- Esta versão do medicamento contém lactose monoidratada. Por isso, pessoas com problemas genéticos raros de intolerância à galactose (carboidrato presente em alimentos como leite e seus derivados, grão-de-bico e carnes vermelhas), deficiência de lactase (enzima responsável por fazer a digestão da lactose) ou má absorção de glicose-galactose não devem usar este medicamento.

- Importante saber que cada cinco gotas do produto contêm 0,03 ml de etanol. Ainda assim, o produto possui quantidade de álcool cerca de 10 vezes inferior à dose mínima tolerada por crianças.

Kaloba Comprimidos

- Contraindicado para menores de 12 anos.

Idosos: não há restrições específicas para o uso em pessoas nesta faixa etária.

Grávida pode tomar Kaloba?

Não. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interação medicamentosa: pode tomar Kaloba com outros medicamentos?

Até o momento não há relatos de interação medicamentosa com o uso deste medicamento.

Por outro lado, existe uma hipótese de risco no uso de Kaloba junto com anticoagulantes (medicamentos que impedem a formação de coágulos) e/ou antiagregantes plaquetários (prevenção de trombose em pacientes de risco).

Mas este risco não foi confirmado, pois de acordo com os resultados de estudos realizados em animais, os componentes cumarínicos (substância anticoagulante) presentes em Kaloba não parecem exercer atividades anticoagulantes.

Ainda assim, devido à possível influência de Kaloba nos níveis de coagulação, não pode ser excluído que o medicamento possa intensificar o efeito das drogas que evitam a coagulação (por exemplo, a varfarina e a heparina), inclusive derivados da cumarina, quando usados em conjunto com Kaloba.

Que cuidados são necessários ao tomar o Kaloba?

Caso os sintomas não melhorem em até uma semana, é indicado consultar novamente o médico. É importante ficar de olho também caso a febre persista, se tiver alteração no fígado de origem desconhecida ou se ocorrer hemoptise (expectoração com sangue). Nestes casos também é importante entrar em contato com o médico.

Além disso, casos de hepatotoxicidade (intoxicação do fígado) e hepatite (inflamação do fígado) foram relatados durante o uso do medicamento. Portanto, se surgir algum sintoma de hepatotoxicidade, o uso do medicamento deve ser interrompido imediatamente e um médico deve ser consultado.

Precisa de receita médica para comprar Kaloba?

Não precisa.

Como armazenar o Kaloba?

Este medicamento deve ser guardado em sua embalagem original e em um local com temperatura ambiente (entre 15º C e 30º C) protegido da luz e umidade.

O número de lote e as datas de fabricação e validade encontram-se na embalagem de Kaloba.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

O que fazer caso tenha esquecido de tomar o Kaloba?

Se esquecer de tomar alguma dose, é importante não dobrar a dosagem e seguir o tratamento como indicado, ou seja, tomando a próxima dose no horário determinado. Em caso de dúvidas, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

O que pode acontecer em caso de superdosagem?

Até agora, não há relatos de sintomas por conta do uso exagerado de Kaloba. Mas, se ocorrer uma superdosagem, procure imediatamente socorro médico e não se esqueça, se possível, de levar a embalagem ou bula do medicamento.

Se precisar de mais informações, ligue para 0800 722 6001.

Fonte: Revisão técnica do texto feita por: Janderley Matos, farmacêutico e coordenador do curso de Farmácia do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru.