Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Variante sul-africana reduz eficácia de vacina, mostram dados preliminares

Vacinas da Novavax e da Johnson & Johnson tiveram eficácia afetada por nova cepa do coronavírus - Dado Ruvic/Reuters
Vacinas da Novavax e da Johnson & Johnson tiveram eficácia afetada por nova cepa do coronavírus Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Julie Steenhuysen

De Chicago (Estados Unidos)

30/01/2021 14h21

Dados de ensaios clínicos com duas vacinas contra a covid-19 mostram que uma variante do coronavírus identificada pela primeira vez na África do Sul está reduzindo sua capacidade de proteção contra a doença, ressaltando a necessidade de vacinar um grande número de pessoas o mais rápido possível, disseram cientistas.

As vacinas da Novavax e da Johnson & Johnson foram saudadas como importantes armas futuras na redução de mortes e hospitalizações em uma pandemia que infectou mais de 101 milhões de pessoas e matou mais de 2 milhões em todo o mundo.

Mas elas foram significativamente menos eficazes na prevenção da covid-19 em participantes do estudo na África do Sul, onde a nova variante potente está disseminada, em comparação com países onde esta mutação ainda é rara, de acordo com dados preliminares divulgados pelas empresas.

"Claramente, as mutações têm um efeito diminutivo na eficácia das vacinas", disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, em uma entrevista.

"Podemos ver que seremos desafiados", completou Fauci.