Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


"Não há necessidade de pânico", diz autoridade sobre variantes de covid-19

Mutação na proteína do vírus também não afetaria a sensibilidade da maioria dos testes de Covid-19 - iStock
Mutação na proteína do vírus também não afetaria a sensibilidade da maioria dos testes de Covid-19 Imagem: iStock

Roxanne Liu e Ryan Woo

01/01/2021 14h59

Não há sinais de que novas variantes do coronavírus afetarão a resposta imune da vacina que a China acabou de autorizar para uso público, disse uma autoridade de controle de doenças na sexta-feira.

A vacina de uma afiliada da estatal Sinopharm foi aprovada na quinta-feira, um dia após a notícia do primeiro caso importado da variante britânica ter chegado à China.

"Não há necessidade de entrar em pânico", disse Xu Wenbo, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC), à TV estatal.

"Comparada com outras variantes, a nova mutação não tem uma mudança óbvia na capacidade de causar a doença até o momento", ele acrescentou.

Ele disse que não foi detectado nenhum impacto de variantes na resposta imune da vacina.

A variante que cientistas britânicos chamaram de "VUI — 202012/01" inclui uma mutação genética na proteína "spike" que teoricamente pode resultar em maior disseminação da Covid-19.

Xu acrescentou que a mutação na proteína do vírus não afetaria a sensibilidade da maioria dos testes de Covid-19 produzidos na China que visam os ácidos nucleicos do vírus, os quais carregam informação genética.